Na próxima segunda (24/03), as 19h, será o Kulturforum do CCBA, com artista plastica alemã Karen Packebusch. Em residência artística no Recife, artista fala da sua pesquisa atual que registra (mesmo sem saber português) momentos e pessoas do Recife, através de desenhos e conversas.

A convite do CCBA – Centro Cultural Brasil-Alemanha a artista Karen Packebusch de Dresden/Alemanha realiza atualmente uma residência artística no Recife. A sua pesquisa artística gira em torno de ¨Esperanças¨. Levantando depoimentos, registrando momentos e pessoas através de desenhos e conversas Karen – mesmo não falando português – se aproxima da cidade e das pessoas.

No Kulturforum de março (24/03), com o tema Caçando Esperanças (no Recife), a artista alemã apresenta seu processo de trabalho e seus projetos para o início de conversa com artistas daqui. A pesquisa de Karen envolve encontros com a população local de onde visita. O conteúdo de atividades humanas constituem os pilares da suas reflexões. Neste universo, as pessoas que fazem parte da pesquisa, se tornam os principais atores do trabalho resultante. O encontro com a artista e debate acontece as 19h, na sede do CCBA, rua do Sossego nº 364, Boa Vista, Recife-PE.

Os trabalhos de Karen foram realizados em diferentes lugares. Alguns em edifícios, outros em apartamentos ou até mesmo em lugares abertos. Tendo sempre a preocução com a arquitetura e a história, a artista se utilize desde elementos para direcionar o conteúdo através do meio. Em suas instalações, é comum a artista utilizar vídeos, performances, objetos e fotografias.

BIOGRAFIA – Natural de Dresden (Alemanha) Karen fez os cursos de licenciatura em História e Arte de Pedagogia (TU Dresden – 1999/2005) e em Artes Visuais, na Academia de Belas Artes (HFBK – Dresden – 2006/2011). Desde de 2011 cursa o mestrado na Academia de Belas Artes (HFBK) Dresden. Expos seus trabalhos em vários paises da Europa e também na America Latina, entre eles: Alemanha, Suiça, Inglaterra, República Checa, Argentina e, agora, Brasil.

Para Karen Packebusch, “a arte não se limita a surgir a partir do entendimento histórico da criação e desenvolvimento, mas também de eventos biográficos e experiência pessoal”. Durante sua infância e juventude, a artista foi obrigada a utilizar por vários anos órtese (equipamento ortopédico de correção) o que teve um profundo impacto em sua alma. Esta experiência de limitação física e espacial hoje de influências no seu trabalho artístico . Assim, o reconhecimento de muros aparentemente intransponíveis – visível e fronteiras invisíveis – molda seu trabalho. “Para mim, trata-se de fundamental oportunidades para superar limites , bem como sobre a falha na tentativa de superá-las” , afirmou a artista.

 “Para mim, trata-se de fundamental
oportunidades para superar limites , bem como sobre a falha na tentativa de superá-las”

 

KULTURFORUM – É um espaço de diálogo informal, realizado uma vez por mês no CCBA com representantes da cena cultural de Pernambuco. Em cada edição, busca-se convidar pessoas de eixos temáticos específicos, das artes visuais, artes cênicas, literatura, arte-educação, museologia, patrimônio, cinema, dentre outros. A ideia é criar um ambiente livre e aberto para debates e troca de ideias sobre tendências, questões e experiências contemporâneas.

O evento é promovido pelo CCBA e faz parte da programação do Ano ¨Alemanha + Brasil 2013/2014¨, em Pernambuco.  

SERVIÇO:

  • O QUE: Kulturforum – Caçando Esperanças (no Recife), encontro com a artista alemã Karen Packebusch
  • Data: 24 de março 2014, segunda-feira, 19h as 21h30
  • Local: CCBA –  ( Rua do Sossego, 364 – Santo Amaro). Entrada Gratuita
  • Informações: 3421.2173 | imprensa@ccba.org.br

MAIS INFORMAÇÕES: