Institucional

Institucional

Fundada em 1990 por ex-bolsistas da Alemanha, o Centro Cultural Brasil – Alemanha (CCBA) é constituído como uma associação civil sem fins econômicos (ONG) que conta com o apoio oficial direto do Governo Alemão através do Consulado Geral da Alemanha no Recife, do Goethe Institut e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD / Deutscher Akademischer Austausch Dienst).

O CCBA atua hoje nas áreas de ensino da língua alemã, cultura, intercâmbio acadêmico e na cooperação para a proteção ao clima, à biodiversidade e para a melhoria da soberania alimentar através de projetos agroecológicos com energias alternativas no Nordeste. Nos seus projetos o CCBA valoriza a cooperação com atores e organizações da sociedade civil e instituições governamentais alemães e brasileiros.

Os cursos de alemão do CCBA se destinam não somente ao público acadêmico que procura programas de intercâmbio acadêmico (graduação e pós-graduação) na Alemanha como também a profissionais que buscam oportunidades no exterior e ao público geral interessado na aprendizagem de uma nova lingua. 

O CCBA é reconhecido pelo Instituto Goethe e o TestDaF – Institut como Prüfungszentrum e Testzentrum respectivamente o que permite o fornecimento de Certificados Internacionais da Língua Alemã necessários para o estudo em universidades alemães e vistos de trabalho ou permanência na Alemanha.


Nossos cursos

O CCBA oferece Cursos de Alemão dos níveis báscio, intermediário e avançados (A1 a C1) conforme definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Como resultado da pandemia o CCBA oferece hoje cursos de alemão nas modalidades online e presencial tendo os cursos online a mesma carga horária e o mesmo material didático dos cursos presenciais regulares.

Dependendo da sua necessidade você pode optar por cursos regulares de alemão com aulas uma vez por semana, inclusive aos sábados, ou por cursos semi-intensivos com aulas duas vezes por semana ou cursos intensivos com aulas em quatro ou cinco dias por semana. Nos meses de janeiro e julho existem sempre cursos de férias intensivos que permitem cursar um estágio/semestre em quatro semanas.

Além dos cursos regulares de alemão o CCBA também oferece cursos específicos como Alemão jurídico 01 (para iniciantes) ou cursos preparativos para provas.

Veja aqui a programação atual dos cursos de alemão do CCBA.

Caso você já tenha conhecimentos da língua alemã e precisa de um nivelamento com orientação personalizada preencha o formulário e aguarde o nosso retorno.

Filosofia de ensino

Para o Centro Cultural Brasil-Alemanha, a língua vái além da gramática sendo muito mais do que um mero instrumento de comunicação. A língua carrega cultura e história, aproxima pessoas, oferece chances para refletir sobre a realidade, abrindo assim novos horizontes.

Baseados num relacionamento democrático e amigável com os participantes, tentamos construir um processo de aprendizagem em conjunto, que leva em consideração os diversos interesses em cada grupo.

Os cursos online são ao vivo em pequenos grupos o que exige a participação ativa de cada integrante através da interação com colegas e professores para que a conversação aconteça na aula e a fluência na língua possa ser desenvolvida.

Trabalhamos com material de ensino atualizado das principais editoras alemãs. Além disso o CCBA elabora material próprio e utiliza músicas, filmes e vídeos nas suas aulas. O CCBA ainda dispõe de uma biblioteca com vasto acervo de obras literárias, científicas e culturais. Para os alunos as leituras fáceis e o acervo de filmes são são de grande relevância.

Professores

Os professores do CCBA são treinados pelo Instituto Goethe e sempre abertos para propostas e sugestões dos participantes. Alguns professores são habilitados ainda para aplicação de provas oficiais do Goethe Institut e TestDaF – Institut.


Diretor

Christoph Ostendorf (christoph@ccba.org.br)

Informações sobre intercâmbio acadêmico, testes oficiais Ondaf e TestDaF, cursos de alemão e oportunidades na Alemanha;

Responsável pelos projetos culturais e pelo projeto AGREGA – Agroecologia com Energias Alternativas (www.agrega.org.br)

Coordenadora Pedagógica

Edvani Alves de Lima (edvani@ccba.org.br)

Testes e entrevistas de nivelamento, informações sobre testes oficiais de Start Deutsch 1 e 2, Fit, Goethe Zertifikat B1 e B2.

Secretaria  e Administração

  • Aline Lima
  • Luciana Marinho
  • Maurício Lima

Professores

  • Bernardo Lisboa
  • Christoph Ostendorf
  • Edvani Alves de Lima
  • Gilson Celerino
  • Martin Mahn
  • Michael Zierz
  • Rainer Uwe

Projeto AGREGA

  • Christoph Ostendorf (Coordenação)
  • Rafaella Brás dos Santos (Engenharia de Pesca)
  • Suely Ferraz (Engenharia Agrônoma)
  • Elaine Xavier Hase (Administração e e desenvolvimento local)
  • Letícia Aragão (Comunicação e pesquisa)  

Comunicação, Redes Sociais e Informática

  • Guilherme Carvalho
  • Eduardo Peixoto
  • Bruno Bispo

Horários de atendimento da Secretaria:

Segunda a sexta-feira:
9:00 às 17:00 h;

Sábados:
9:00 às 12:00 h

Fones: 081-34212173 / 30902289 / 994902122 (WhatsApp)
E-mail: secretaria@ccba.org.br

Horários de atendimento da Biblioteca:

Segunda a quinta-feira:
15:00 às 17:00 h;

Sábados:
10:00 às 12:00 h

Fones: 081-34212173 / 30902289 / 994902122 (WhastAapp)
E-mail: biblioteca@ccba.org.br

Endereço:

Centro Cultural Brasil – Alemanha
Rua do Sossego, 364 – Boa Vista
50.050-080 Recife – PE
Brasil