Por Thaís Vidal

Produzir e financiar um filme no Brasil atualmente é algo possível e ainda mais agora com a mudança de gestão federal – que mudou radicalmente a situação que foi vivida nos últimos anos na cultura – e a retomada dos fundos nacionais para o cinema. Mas então fica a questão: por quê coproduzir com outros países?

A primeira resposta é muito simples: internacionalização do projeto, entrada internacional antes mesmo dele ser filmado, o que pode possibilitar janelas de exibição e venda para o seu filme, tanto no território latino americano, quanto no europeu, americano, asiático, africano.

Vivemos em um mundo bastante eurocêntrico e com o cinema não é diferente então é preciso entender esse mercado sem deixar a essência do seu projeto. Ainda existe uma necessidade do exótico muito forte sobre o cinema latino, africano, não europeu, e como quem dita o mercado independente é a Europa, precisamos entender como acessar esses espaços como o EFM sem deixar nossas identidades, nossos cinemas.

Um dos fundos mais importantes da Alemanha o WCF – World Cinema Fund organiza dentro da programação da Berlinale o World Cinema Fund Day, onde realiza diversas mesas de debate durante o dia discutindo não apenas o fundo mas as estratégias e a difusão para mais territórios. Esse ano, destaco uma mesa específica sobre Cinema Africano, na qual trouxeram o recorte desse continente na atuação do fundo e também uma mesa sobre coprodução minoritária.

Durante os dias de EFM, entre 15 e 22 de fevereiro, circulam no espaço produtores, agentes de vendas, distribuidores e diversos profissionais do mundo todo e é realmente difícil participar sem uma estratégia. O mais importante em um ambiente como o EFM é entender com quem se fala e o quê se fala. Buscar produtores de seu mesmo patamar de capacidade produtiva, almejando relações mais concretas e efetivas é o primeiro ponto. Também entender por que escolher determinado país e não outro, determinada empresa e não outra e eleger cada projeto seu para cada interlocutor.

A coprodução vai te trazer exigência burocráticas e legais significativas então ela precisa ser muito bem discutida e acordada entre as partes visando o melhor para o filme.