Centro Cultural Brasil-Alemanha

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) é uma instituição cultural baseada no Recife (PE), reconhecida e apoiada pelo Governo Alemão, o Instituto Goethe e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Na sua programação, o CCBA valoriza o diálogo com a sociedade civil e a cooperação com parceiros locais para desenvolver projetos que dizem respeito a debates e desafios contemporâneos.

Além disso, o CCBA oferece cursos de Alemão e Português para estrangeiros e também aplica os testes oficiais exigidos para vistos de estudo, trabalho (incluindo Au Pair) e permanência na Alemanha.

Mais informações no site.

Diretor

Christoph Ostendorf

Comunicação

Marina Mohmood

Design

Eduardo Peixoto


Parceiros

2024

LUÍS FERNANDO MOURA 

Curador, designer de audiência e pesquisador com formação em jornalismo e trajetória na discussão e na difusão de filmes. Coordenador da plataforma fuga, programador do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas e consultor da Janela Internacional de Cinema do Recife. Realizou com parceiros a retrospectiva L.A. Rebellion (2017-2019), a mostra Brasil Distópico (2017) e a mostra CUIR — FILM Y EXPERIMENTO — LATINOAMÉRICA (2021), entre outras. Desenvolvedor da plataforma fuga, dedicada ao intercâmbio intercontinental de filmes. Foi programador do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participante do programa Berlinale Talents, no Market Studio para designers de audiência, em 2021, e do Locarno Industry Academy – Chile em 2023.

THAÍS VIDAL 

Thaís Vidal (1990) é roteirista, produtora e diretora recifense. Mestre em Roteiro (2021) pela EICTV, Cuba e Doutoranda em Cinema pela UFPE, atualmente realizando doutorado sanduíche na Universidade de Valência e como pesquisadora convidada na Universidade Sorbonne. Sócia da Ponte Produtoras, já exibiu filmes que produziu em importantes festivais como Semana da Crítica de Cannes, Locarno Film Festival, La Havana, Festival de Brasília e Festival do Rio. O último lançamento que produziu foi o longa Rio Doce (2023), com direção de Fellipe Fernandes. Atualmente, desenvolve Sensor de Ausência, seu primeiro longa de ficção, produzido pela Vitrine Filmes. Em 2022, colaborou com o roteiro do longa-metragem Edificante, de Marcelo Lordello, filmado em 2023. Nos anos de 2022 e 2023 foi curadora do Prêmio de Roteiros FRAPA, e em 2023 está finalizando o curta que roteirizou e dirigiu, O céu sobre Havana, documentário híbrido com imagens de arquivo pessoal, além da produção de dois novos longas e da co-escrita do roteiro Pitangueira com Elen Clarice e Gabi Boeri. Também em 2023 escreveu o roteiro do curta documental Alice, produzido pela Mymama Entertainment com direção de Gabriel Novis, a ser filmado em 2024.

MATHEUS FARIAS 

Matheus Farias é diretor, roteirista, produtor e montador de cinema com formação em Comunicação e Estudos de Cinematográficos. Dirigiu três curtas-metragens que foram exibidos em mais de 150 festivais internacionais. Assina a montagem de diversos filmes, incluindo “Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho (Festival de Cannes 2023), “Propriedade Privada” de Daniel Bandeira (Festival de Berlim 2023), vencedor do prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio em 2022 e “Seguindo Todos os Protocolos” de Fábio Leal.

2020

Janela Internacional de Cinema do Recife

Luís Fernando Moura

Curador, programador, pesquisador e produtor de cinema. Curador e coordenador de programação do Janela Internacional de Cinema do Recife (Recife, 2015-presente). Curador e programador da mostra Brasil Distópico, no Cinema da Caixa Cultural (Rio de Janeiro, 2017). Curador e programador da mostra L.A. Rebellion, no Janela de Cinema (Recife, 2017), Cine Humberto Mauro (Belo Horizonte, 2019) e Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro e São Paulo, 2019). Produtor executivo da mostra L.A. Rebellion no Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro e São Paulo, 2019). Integrante de comissões de curadoria do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2017-2019) e do forumdoc.bh (2018). Programador do Fenda – Festival Experimental de Artes Fílmicas (2020). Como delegado do Janela de Cinema, teve passagens pelo Festival de Berlim, Festival de Locarno, Cinéma du Réel, Mostra de Cinema de Tiradentes e Olhar de Cinema, onde integrou júri. Graduado pela UFPE e mestre e doutorando pela UFMG. Integrante do Cineclube Comum.

2019

Revista Continente

Luciana Veras