Por Matheus Farias

A última atividade do Berlinale Talents acabou de ser finalizada. Foram 6 dias de intensas atividades circulando entre os três prédios do HAU, um complexo de dança e teatro onde as atividades acontecem todos os dias. Nos últimos três dias, além dos talks convencionais, fui convidado por um dos tutores do Talents Press – um braço do Talents voltado para jornalistas e críticos de cinema – para compartilhar minha experiência na montagem do filme “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho.

  Foi incrível poder falar sobre o processo de criação desse filme com um público que não conhece muito das técnicas da montagem, mas que são especialistas em analisar filmes em seus mínimos detalhes. Durante a atividade de encerramento ocorrida na quinta pela manhã, a equipe do festival nos surpreendeu com uma convidada para uma conversa relâmpago com duração de uma hora. Era Lupita Nying’o, atriz queniana radicada nos Estados Unidos, vencedora do Oscar e estrela de filmes como “Us” (Jordan Peele) e “12 Anos de Escravidão” (Steve McQueen). A conversa envolveu tópicos que passavam pela sua carreira, o trabalho na atuação, inspirações de vida e sobre sua difícil tarefa como Presidente do Júri da Competição do Festival de Berlim.

  Foram dias incríveis em Berlim que certamente guardarei na memória para o resto da vida. Não há nada mais valioso que estar em grupo, alimentando-se de cinema todos os dias e conversando sobre o que se ama e se quer fazer para sempre.