Por Thaís Vidal

Entre os dias 16 e 22 de fevereiro, a produtora e roteirista Thaís Vidal, enviada pelo CCBA-Recife à Berlinale, participou do European Film Market (mercado cinematográfico europeu) e entendendo a importância e a necessidade de espaços como esses para impulsionar a indústria de cinema de Pernambuco, ela fez uma lista de dicas para quem tiver interesse em participar do EFM.

Os ambientes de mercado são espaços fundamentais para a internacionalização de projetos e empresas e é fundamental estar preparade para encarar os desafios dos espaços. Acreditando na importância para todes produtores de Pernambuco, aqui vão as dicas:

Primeiro de tudo, o EFM é um ambiente de negócios, onde as pessoas estão focadas em compra e venda, onde há muitas empresas, instituições e pessoas de distintos portes econômicos dentro do setor que estão interessadas em fazer negócios, portanto é preciso entender como se preparar.

Entender quem são os interlocutores, o que queremos vender ou comprar e qual é nosso patamar de execução econômica nos faz entender bem em que espaços queremos nos apresentar e logo poderemos preparar nossa agenda.

Dica principal: pesquisar o catálogo do Mercado, filmes nas sessões da Berlinale e suas produtoras e verificar se há conexões reais com os seus projetos. Depois disso, entre em contato com todas as pessoas e monte sua agenda antes de chegar em Berlim.

Atenção! Isso não significa fechar-se para coisas que podem acontecer no ambiente.  O EFM é um espaço muito grande, que reúne centenas de stands de países, produtoras, agentes de vendas e instituições em geral. Então, lá você pode encontrar novas possibilidades, mas é preciso manter o foco inicial a partir de sua pesquisa sobre pessoas com quem você vai se reunir.

Outra coisa importante é: se puder, chegue ao menos um dia antes do início das atividades, para se ambientar, entender os deslocamentos e, se possível, comprar um chip local, isso vai te facilitar nos deslocamentos e no acesso a e-mail e ao whatsapp para possíveis mudanças na agenda com seus interlocutores.

A dica final é: calma! os ambientes de mercado são enormes, mas cada reunião será um “start” e você vai começar relações que podem gerar frutos futuros para os seus projetos. Você pode sair com negócios mais encaminhados, outros completamente abertos, mas a rede de negócios é fundamental e ela vai crescendo a cada participação num ambiente como esse!