Série CCBA: Viver, estudar e trabalhar na Alemanha

Uma das alternativas mais acessíveis para o ingresso na Alemanha é por meio do programa Au Pair. A proposta é que a/o interessada/o possa trabalhar em uma casa de família, nativa no idioma alemão, como cuidador/a de crianças. A família anfitriã terá alguns deveres específicos como fornecer estadia, subsídio para custeio do curso de idioma e pagamento do seguro saúde, além de um salário mensal, que deverá ser previamente acordado. Para se candidatar é necessário, antes de tudo, não ter filhos e ter experiência com cuidado de crianças.

Sobre o trabalho

As condições do trabalho serão firmadas em contrato entre a família e a/o candidata/o à vaga. O período mínimo contratual é de 6 meses, podendo ser renovado por mais um semestre (total de 12 meses). A jornada de trabalho também deve estar descrita no contrato. De acordo com a Bundesagentur für Arbeit (Agência Alemã de Emprego), o trabalho de Au pair na Alemanha é de 30 horas semanais, com um máximo de 6 horas diárias. Além disso, deve-se ter pelo menos 4 noites e um dia inteiro livre. O salário mensal estabelecido pelo programa Au Pair oficial da Alemanha é de 280 euros. As famílias anfitriãs devem contribuir para o pagamento de um curso de idiomas por um total de 50 euros por mês, quaisquer valores extras ficam de responsabilidade da/o Au Pair. O seguro saúde também deve ser providenciado previamente à solicitação do visto, assim, é possível requerer o cartão europeu de seguro de doença no seu país de origem (Brasil), o qual é emitido para aqueles com estadia temporária em um dos países da UE.

Requisitos para Participação

Para participar do programa é obrigatório solicitar o visto, no caso dos cidadãos oriundos de países não pertencentes à União Europeia. Para o trabalho de Au pair, a repartição consular emite um visto nacional válido por 90 dias, o qual deverá ser substituído por uma autorização de residência obtida na Alemanha dentro do prazo mencionado. Para tanto, ao chegar na Alemanha, deve-se fazer primeiramente um registro no escritório local (Einwohnermeldeamt) e depois no Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehörde), onde receberá a autorização de residência que pode variar entre 6 a 12 meses, a depender das condições contratuais preestabelecidas com a família anfitriã. É importante ressaltar que, o visto de Au pair não é uma autorização de trabalho, portanto, não é concebido a permissão para trabalhar em nenhum outro emprego dentro do território nacional!

Para os cidadãos brasileiros, os pré-requisitos para trabalhar como Au Pair são:

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 26 anos, no ato do requerimento.
  • Conhecimento básico da língua alemã. Certificação exigida, nível A1.

>>> Veja a programação de CURSOS DE ALEMÃO do CCBA e também a programação com as datas para as provas oficiais de alemão

  • Ter como objetivo da viagem o aperfeiçoamento dos conhecimentos no idioma.
  • Poder custear com as despesas de passagem aérea e demais custos não incluídos no contrato.

Planejamento é tudo!

            Abaixo trazemos um caminho possível para quem deseja iniciar seu planejamento para o intercâmbio e candidatura como Au Pair na Alemanha.

  1. Acessar o site do Au Pair para se cadastrar e encontrar uma família que esteja procurando alguém com o seu perfil.
  2. Contate a família!
  3. Depois de confirmada a família, alguns detalhes como horário de trabalho, mesada e mais importante, o seguro saúde, devem ser acordados para elaboração do contrato que deverá ser apresentado para solicitação do visto.
  4. O seguro saúde é uma das exigências que deve ser providenciado no ato do contrato de trabalho.
  5. Lembre-se de que você irá precisar da certificação de idioma no mínimo com o nível A1. (O CCBA-Recife é a instituição oficial para testes de proficiência em alemão no estado).
  6. Todos os acordos firmados, contrato assinado, então é hora de tirar o visto!
  7. Faça seu agendamento no site do consulado e providencie todos os documentos ANTES de ir, organizando-os na sequência recomendada, caso contrário, o pedido não será deferido.
  8. Lembre-se de verificar o prazo de validade de seu passaporte, o qual deve estar válido durante toda a sua estadia na Alemanha.
  9. Com todos os arranjos burocráticos providenciados, a hora é de comprar a passagem com a data já acordada entre você e a família.
  10. Não esqueça de verificar todos os seus documentos antes de embarcar e boa viagem!

Relato de Experiência

Lucé Rodrigues, do blog Germany for you e ex-aluna do CCBA, traz alguns pontos interessantes sobre sua experiência como Au Pair! Confira no vídeo abaixo.

Certificação do Idioma

Para certificação do conhecimento do idioma é necessário realizar um dos exames oficiais de proficiência na língua alemã. Para os níveis básicos, A1 e A2, é possível fazer os testes OnSET Deutsch ou o Start Deutsch 1. Ambos são aplicados pelo CCBA – Recife. Para fazê-lo é necessário verificar o calendário semestral de aplicação de provas, disponível na página “certificados internacionais” e entrar em contato com um dos responsáveis. Recomenda-se a realização do exame meses antes do requerimento do visto para que haja tempo hábil para o recebimento do certificado sem comprometer o agendamento no consulado.

Para saber mais informações sobre o programa e sua experiência durante o período que trabalhou como Au Pair, basta acessar o blog Germany for You

Confira também o podcast GFY, disponível gratuitamente aqui

Links importantes: