Série CCBA: Viver, estudar e trabalhar na Alemanha

Pensar em estudar na Alemanha tem sido associado, muitas vezes, à ideia do estudo acadêmico científico em uma Universität ou Hochschule. No entanto, é possível seguir outras carreiras por meio de cursos técnicos profissionalizantes, o Berufsausbildung, cuja reputação é mundialmente reconhecida por sua alta qualidade e excelência.

Para fazer um Berufsausbildung na Alemanha, em linhas gerais, basta que haja a disponibilidade de vaga em uma instituição profissionalizante e que o/a candidato/a possua conhecimento intermediário da língua alemã (B1 em caso de curso profissionalizante qualificado, nos outros casos geralmente no mínimo A2). A modalidade dual – teoria e prática

– ou seja, o duale Ausbildung ou duale Berufsausbildung (formação profissional dual), integra o arcabouço teórico à execução prática das atividades profissionais. O que propicia um elevado desempenho técnico e uma vasta experiência no mercado de trabalho.

Em analogia ao Brasil, este tipo de programa poderia se equiparar ao sistema de formação técnica, com duração média de 2 a 3 anos e meio. A diferença, no entanto, é que, diferente do Brasil, na Alemanha as empresas vinculadas às instituições de ensino contratam os estudantes enquanto profissionais em formação. Ou seja, estes, recebem um salário por estar trabalhando na empresa ao mesmo tempo que concluem sua formação teórica.

Afinal, o que é um duale Ausbildung?

Como visto, uma das modalidades de ensino na Alemanha é a formação técnica (duale Ausbildung), a qual oferece boas chances de conseguir um emprego, visto a experiência adquirida ao longo de todo o período do curso. Vale ressaltar que, durante a formação dual, a empresa na qual o/a estudante está vinculado/a paga um salário referente ao trabalho exercido durante as horas práticas. Em média, o salário de um/a trainee é de 963 euros (valor bruto), podendo variar para mais ou menos, a depender da região, da empresa e da área de atuação. Para acompanhar as feiras de emprego, ofertas, workshops etc, basta acessar AQUI.

Para os cidadão brasileiros a solicitação de visto é obrigatória. Para tanto, é necessário fazer o agendamento pelo site oficial do consulado e verificar os requisitos e documentação necessária para o deferimento do pedido. Por ser um processo burocrático, alguns documentos devem ser providenciados meses antes do requerimento do visto, como a certificação do idioma (A2 ou B1), por exemplo. Outro documento exigido, que deverá ser apresentado no consulado, é o contrato de formação profissionalizante em alemão, assinado pelo empregador e empregado e, eventualmente, com reconhecimento da AHK (Auslandshandelskammer), a Câmera de Comércio e Indústria Alemã no Exterior.

Você encontra mais informações sobre visto para o Berufusausbildung AQUI.

Aos interessados/as é recomendado que faça uma pesquisa prévia sobre os programas de trainee das empresas bem como os detalhes contratuais, como jornada de trabalho, rotina semanal, atribuições na empresa etc. Você pode encontrar informações detalhadas sobre o duale Ausbildung na Alemanha AQUI .

Entenda um pouco mais sobre o Berufsausbildung no vídeo a seguir.

Certificado de Idioma

Para o/as interessado/as em se candidatar a uma vaga para a formação dual é imprescindível a certificação do idioma no nível básico ou intermediário, A2 ou B1, a depender da especificidade do curso. Para tanto, é necessário realizar as provas de proficiência em alemão. Para o nível A2, é possível fazer o teste OnSET Deutsch ou o Start Deutsch 1. Para o B1, tem-se duas opções: o teste OnSET Deutsch ou Goethe Zertifikat B1.

Ambas as provas mencionadas são aplicadas oficialmente pelo CCBA-Recife. Para fazê-la basta verificar o calendário e a disponibilidade de datas para a realização da prova. Lembre-se que é necessário apresentar a certificação de proficiência no ato do requerimento do visto no consulado, portanto, o planejamento deve ser feito com alguns meses de antecedência.

Informações sobre a língua alemã para trabalho:

https://www.bamf.de/DE/Themen/Integration/ZugewanderteTeilnehmende/DeutschBeruf/deu tsch-beruf.html;nn=282656