O debate informal será no dia 31 de julho, às 19h, no CCBA. Contará com a participação do pesquisador Moacir do Anjos, da jornalista Bárbara Buril, do artista Aslan Cabral e da produtora Barbara Collier.

A fim de problematizar as relações entre arte e espaço urbano, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) promove, na próxima segunda-feira (31), o KULTURFORUM “Interrupções urbanas: Atenas, Kassel, Münster e Recife” a partir das 19h. O encontro reúne profissionais e interessados no campo das artes visuais no Recife para debater questões que cercam os eventos de artes visuais que acontecem em espaços públicos no mundo, como a documenta, que ocorre em Atenas e Kassel neste ano; o Münster Skulptur Projekte, que acontece na cidade alemã homônima, e, no Recife, o extinto SPA das Artes, cujo experimentalismo artístico e provocação urbana não constituíram razões suficientes para a sua existência na programação cultural do Recife.

Assim, o evento recebe, como debatedores, o curador Moacir dos Anjos, que narra as vivências no Münster Skulptur Projekte 2017, uma exibição de esculturas e intervenções em espaços públicos que acontece a cada 10 anos na cidade de Münster, desde 1977; a jornalista e crítica de arte Bárbara Buril, que, a partir da cobertura da documenta em Kassel em junho e da obra do artista nigeriano Olu Oguibe, reflete sobre arte, política e reconhecimento; o artista visual Aslan Cabral, que problematiza a arte como processo de formação de cidadãos ativos a partir das experiências vividos na documenta em Atenas e Kassel; e a artista, pesquisadora e produtora cultural Barbara Collier, que retoma as discussões sobre um dos maiores eventos de arte urbana do país, o hoje extinto SPA das Artes.

O encontro é aberto ao público interessado.

Sobre os debatedores

Moacir dos Anjos

É pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, onde coordena, desde 2009, o projeto de exposições Política da Arte. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (2001-2006) e pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador do pavilhão brasileiro (Artur Barrio) na 54ª Bienal de Veneza (2011) e curador da 29ª Bienal de São Paulo (2010).

Barbara Collier

Foi chefe de setor de artes visuais e design da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e coordenou a última edição do SPA das artes e as duas últimas edições do edital de Artes Visuais do Recife e os equipamentos culturais de artes visuais da fundação de cultura – Centro de Design, Centro de Formação em Artes Visuais, Museu Murillo La Greca e a gerencia de Fotografia. É mestranda em Artes Visuais pelo programa de pós graduação UFPE/UFPB e possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).

Aslan Cabral 

Com uma formação artística livre, estudou relações públicas e desde 2005 participa de levantes, cursos sobre processos artísticos e história da arte. Artista-etc, criador do Museu do Tubarão Boa Viagem, atuou quatro anos como gerente da Galeria Mariana Moura e atualmente está à frente da Casa Navio.

Bárbara Buril

É jornalista e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Há três anos, escreve para a seção de artes visuais da Revista Continente. Tem artigos publicados em periódicos nacionais especializados em filosofia, sobre temas como estética, filosofia política e filosofia social. Escreveu sobre artes visuais para os suplementos de cultura do Jornal do Commercio de 2012 a 2014 e da Folha de Pernambuco em 2015.

Serviço

O que: KULTURFORUM “Interrupções urbanas: Atenas, Kassel, Münster e Recife” 

  • Onde: Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), Rua do Sossego, 364, Boa Vista – Recife/PE
  • Quando: segunda-feira (31/07/2017), 19h
  • Contato: Christoph Ostendorf / christoph@ccba.org.br – Telefone: 34212173 
  • Aberto ao público interessado