Com oito filmes alemães na programação, festival chega à nona edição. Saiba abaixo como alunos do CCBA podem concorrer à dois ingressos:

Com a proposta de trazer ao Recife uma programação cinematográfica diversa e que vai além do circuito comercial, o Festival Janela Internacional de Cinema chega este ano à sua nona edição, oferecendo ao público da capital pernambucana a oportunidade de assistir filmes de diferentes lugares do mundo nas telas do Cinema São Luiz e Cinema do Museu.

De 28 de outubro a 6 de novembro, a nona edição traz 100 filmes de 21 países que formam um panorama contemporâneo e de clássicos do cinema mundial, além de ações com exibições na ocupação do Cine Olinda, sessões especiais com os cineclubes Toca o Terror e Cachaça Cinema Clube  e presenças de diretores.

O cinema alemão também está fortemente representado este ano, tanto nas mostras competitivas como exbibições especiais. Ao todo, oito filmes germânicos participam da programação do IX Janela. Na mostra competitiva de longas-metragens, por exemplo, o sombrio Wild reimagina a história de A Bela e a Fera em tempos de crise moderna, enqunato Muito Romântico, que conta também com produção brasileira, narra a história de um casal que vai do Brasil até Berlim. Também será exibido em sessão especial o longa Toni Erdmann, que foi o filme escolhido para representar a Alemanha na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017.

Confira abaixo a programação completa do cinema alemão no IX Janela Internacional de Cinema do Recife:

 Longas Competitivos 

Muito romântico

Direção: Melissa Dullius e Gustavo Jahn |  BRA/ALE, 2016, 72′, COR, DCP

  • Dia 04.NOV – Sexta-feira, às 19h15 no Cinema São Luiz com debate após a sessão
  • Dia 05.NOV – Sábado, às 14h,  em reprise no Cinema do Museu (Fundaj de Casa Forte)

SINOPSE:

Gustavo e Melissa são diretores e personagens neste navio cargueiro que os leva do Brasil até Berlim. Eles precisam encontrar um apartamento para viver nesta cidade-fetiche que está em constante transformação. Esta história vem em embalagem de um ensaio com traços de autoficção no qual são objetos tanto Berlim quanto a própria forma dos realizadores tratarem, com afeição, a tela de cinema. Eles exploram o 16mm como suporte, como materialidade e como acesso a três mundos: um mundo íntimo, doméstico e criativo, um mundo berlinense e um mundo transcendental.

TRAILER:

Wild

Direção: Nicolette Krebitz  | ALE, 2016, 97′, COR, DCP

  • Dia 03.NOV – Quinta-feira, às 15h35 no Cinema São Luiz
  • DIa 05.NOV – Sábado, às 19h em reprise no Cinema do Museu (Fundaj Casa Forte)

SINOPSE:

Nicolette Krebitz reimagina A Bela e a Fera em tempos de crise moderna, numa cidade fria na Alemanha. O resultado é esta fábula sombria sobre Ania, jovem funcionária de uma empresa levada a desviar de padrões por um impulso de anarquismo e por crescente fascinação por um lobo. Nesta anti-história de amor, perturbada pelo risco de tocar uma criatura selvagem, a personagem vive uma diáspora moral, social e sexual fora e dentro do seu corpo, carregando para a tela, com tintas de suspense, um inquietante desejo de libertação.

TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=gf5ZO5LGk48

 Clássicos do Janela 

O tambor – Versão do Diretor (Die Blechtrommel)

Direção: Volker Schlöndorff  | ALEMANHA, 1979, 162′, COR, DCP

  • Quando: Sábado (05), às 21h no Cinema do Museu

SINOPSE:

“Naquele dia, pensando no mundo dos adultos e no meu futuro, eu decidi parar tudo. Parar de crescer, bem ali, e ficar com três anos de idade, um gnomo, para todo sempre”; A adaptação do livro de Günter Grass por Volker Schlöndorff dividiu com “Apocalypse Now” a Palma de Ouro de Cannes 1979 e é um filme absolutamente inesquecível sobre rebelar-se, exibido no Janela na versão do diretor.

TRAILER:

https://www.youtube.com/watch?v=_x-dJaSS3Og

1 Berlim-Harlem

Direção Lothar Lambert e Wolfram Zobus | ALE, 1974, 100′, P&B, 35MM

  • 29.OUT –  Sábado, às 17h45 no Cinema São Luiz

SINOPSE:

Fassbinder, Ingrid Caven e a colaboradora de Andy Warhol, Tally Brown são algumas das aparições incríveis nesta ficção quase secreta de zero orçamento. Na Berlim Ocidental da Guerra Fria, um soldado americano negro se torna amigo do diretor em busca de uma vida massa. Racismo e liberdade são fetiche e problema ético para uma epopeia underground compassada por encontros sexuais, despudor, black disco e revolta queer.

 Sessões Especiais 

Toni Erdmann

Direção: Maren Ade | ALE/AUS, 2016, 162′, COR, DCP

  • 29.OUT –  sábado, às 14h30 no Cinema São Luiz
  • 30.OUT – domingo, às 11h em reprise no Cinema do Museu

SINOPSE:

Winfried, um professor de música de meia-idade, decide fazer uma visita surpresa a sua filha, a organizada Ines. Seu plano é simples e parece infalível: se reconectar com com ela através do seu valioso arsenal de piadas excêntricas. Para isso, ele se transforma em Toni Erdmann, um personagem bizarro. Ines, por sua vez, se desespera ao ver sua vida perfeitamente organizada abalada por um imprevisto desta proporção. Quando seu pai audaciosamente lhe pergunta “você está feliz?”, ela se vê sem resposta, dando início a uma mudança profunda. Prêmio FIPRESCI em Cannes 2016.

TRAILER:

 Curtas Competitivos Internacionais 

Sessão Más Influências (programa de curtas 2):

#Ya

Direção: Ygor Gama e Florencia Rovlich | ALE/CHI/ARG, 2015, 15′, COR, DCP

  • 02.NOV –  Quarta-feira, às 15h45 no Cinema São Luiz com debate após a sessão
  • 03.NOV – Quinta-feira, às 14h30 em reprise no Cinema do Museu

SINOPSE:

Primeiro são bombas de tinta, seguidas duramente por revoltas. Tuítes proclamam o que deve ser feito. Resistência se encontra em cada canto. Algo tem que ceder. Dois jovens ativistas se encontram em meio a eventos turbulentos. Eles dançam. A cidade os pertence.

Sessão Moeda Corpo (programa de curtas 3):

 Alles Wird Gut

Direção: Patrick Vollrath | ALE/AUS, 2015, 30′, COR, DCP

  • 01.NOV – Terça-feira, às 18h no Cinema são luiz
  • 03.NOV – Quinta-feira , às 17h40 em reprise no Cinema do Museu

SINOPSE:

Um pai divorciado pega a sua filha Lea, de oito anos. Começa como qualquer outro fim de semana alternado, mas depois de um tempo Lea não consegue evitar a sensação de algo está errado. Assim começa uma jornada fatídica.

 Programa Rabbit Hole 

Programa 1: Xenometrics

Cool for You – She Whose Blood is Clotting in My Underwear

Direção: Vika Kirchenbauer | ALE, 2016, 3’

  • 03.NOV – Quinta, às 17h30 no Cinema São Luiz 

SINOPSE: 

Um vídeo da performance musical COOL FOR YOU, de Kirchenbauer. Um desdobramento da sua pesquisa sobre a visão aumentada através da tecnologia infravermelha no aparato de guerra moderno, aqui ela utiliza esses meios tecnológicos para discutir intimidade, o corpo e o olhar privilegiado do espectador.

SORTEIO

Para o primeiro final de semana do festival, o CCBA sorteia entre os alunos 15 ingresos para o clássico “1 Berlin-Harlem” (sábado 29, 17h45) “Toni Erdmann” (sábado, 29, 14h30), escolhido pela Alemanha para representar o país no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. Para participar é preciso seguir as regras abaixo:

  1. Ser aluno do CCBA
  2. Preencher o formulário a seguir até as 10h00 AM (dez horas da manhã) deste sábado (29): https://goo.gl/forms/TIYcSOoC2QuToEys2
  3. Os 15 primeiros a preencher receberão um e-mail do CCBA confirmando seu ingresso. Esse e-mail deverá ser impresso pelos contemplados e apresentado na bilheteria do Cinema São Luiz 45 minutos antes da sessão. Boa sorte!