Com um viés político cada vez mais presente, a Berlinale chega à sua 67ª edição este ano, que ocorrerá de 9 a 19 de fevereiro.

(Foto: Facebook)

A lista definitiva da mostra inclui 51 filmes de 43 países, onde 36 deles terão sua estreia mundial na Berlinale. Bem representado no festival, o Brasil conta ao todo com doze obras na Berlinale. Concorrendo ao Urso de Ouro na competição principal, está o longa Joaquim, de Marcelo Gomes, que fala sobre os bastidores da inconfidência mineira.  Na mostra Panorama, estão Pendular, de Julia MuratVazante, de Daniela ThomasComo Nossos Pais, de Laís Bodanzky, e o curta de animação Vênus – Filó, a fadinha lésbica, de Sávio Leite, inspirado na obra Bufólicas de Hilda Hilst. Já namostra Geração, estão A Mulher do Pai, de Cristiane OliveiraAs Duas Irenes, de Fábio Meira e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança.

O festival também marca o retorno de João Moreira Salles às telas: depois de dez anos “em jejum”, o diretor lançará o seu No Intenso Agora no Panorama Dokumente. Na mostra Fórum entraram, ainda, Rifle, do diretor Devi Pretto,e o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (este, assim como “Joaquim”, está na briga pelo Urso de Ouro). Anna Azevedo e seu Em Busca da Terra Sem Males,curta que retrata o universo das crianças Guaranis, representamo Brasil na mostra Generation KPlus. Saiba mais sobre os filmes AQUI.