Atores aparecem usando máscara no filme Bad Luck Banging or Loony Porn, de Radu Jude, pois obra foi gravada durante a pandemia de Covid-19

O Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) anunciou esta semana os premiados desta edição, mas os contemplados só devem ter seus troféus em mãos em junho de 2021. Isso porque a mostra alemã, que ocorre tradicionalmente em fevereiro, teve seu calendário alterado por causa da pandemia de Covid-19.

“Cancelar a Berlinale simplesmente não era uma opção para nós”, afirmou a diretora do evento, Mariette Rissenbeek, durante a coletiva de imprensa realizada para anunciar a programação e os ajustes no formato.

Segundo Mariette, após  meses de cinemas fechados devido à pandemia, muitos cineastas necessitavam com urgência de uma plataforma para divulgar suas obras (saiba mais sobre o evento nesta matéria da DW).

Feitas as mudanças, o calendário da Berlinale ficou assim: As exibições foram realizadas virtualmente agora em março, para um público restrito, formado por pessoas ligadas à indústria cinematográfica. E, contando que a situação pode melhorar na Alemanha até a metade de 2021, os realizadores do festival marcaram uma edição Especial de Verão para o período de 9 a 20 de junho, com as sessões abertas ao público e a premiação.

E por falar prêmios, o filme romeno Bad Luck Banging or Loony Porn, de Radu Jude, ganhou o Urso de Ouro. As atrizes Maren Eggert e Lilla Kizlinger ganharam os Ursos de Prata de melhor interpretação.

Esta foi a primeira edição do festival alemão em que não houve distinção de gênero nesta categoria, atores e atrizes concorreram ao mesmo prêmio. Sendo assim, Maren Eggert ganhou o Urso de Prata de melhor protagonista pela atuação na tragicomédia Ich bin dein Mensch (Eu sou o teu humano) e Lilla Kizlinger ganhou o Urso de Prata de melhor coadjuvante pela atuação em Forest – I See You Everywhere.

Confira os demais premiados:

  • Urso de Ouro de melhor filme: Bad Luck Banging or Loony Porn, de Radu Jude
  • Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri: Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi
  • Urso de Prata – Prêmio do Júri: Herr Bachmann und seine Klasse, de Maria Speth
  • Urso de Prata de melhor direção: Dénes Nagy por Natural Light
  • Urso de Prata de melhor interpretação como protagonista: Maren Eggert em Ich bin dein Mensch, de Maria Schrader
  • Urso de Prata de melhor interpretação como coadjuvante: Lilla Kizlinger em Forest – I See You Everywhere, de Bence Fliegauf
  • Urso de Prata de melhor roteiro: Hong Sangsoo por Introduction, de Hong Sangsoo
  • Urso de Prata por uma performance artística excepcional: Yibrán Asuad pela montagem de Una película de policías, de Alonso Ruizpalacios

Seção Encounters

  • Melhor filme: Nous, de Alice Diop
  • Prêmio especial do Júri: Taste, de Lê Bao
  • Melhor direção: Das Mädchen und die Spinne, de Ramon Zürcher e Silvan Zürcher
  • Melhor direção: Hygiène sociale, de Denis Côté
  • Menção honrosa: Rock Bottom Riser, de Fern Silva

Curta Metragens

  • Urso de Ouro de melhor curta: My Uncle Tudor, de Olga Lucovnicova
  • Urso de Prata – prêmio do júri: Day Is Done, de Zhang Dalei

BERLIM – RECIFE

Uma parte da Berlinale marca presença no Recife, de 6 a 10 de março. Realizando com apoio do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), o Janela Internacional de Cinema do Recife apresenta o programa especial Forum 50: Episódios de Luta. Ele é um recorte da programação exibida na primeira edição da mostra Forum, criada em 1971 na Berlinale. 

A curadoria selecionou sete filmes raros, incluindo cópias restauradas recentemente, que tratam das lutas por liberdade de populações negras e dos movimentos civis e anticolonialistas nos continentes africano, norte-americano e europeu, realizadas entre os anos de 1968 e 1971.

“O programa Forum 50: Episódios de Luta destaca filmes que dão expressão a projetos antirracistas de futuro, tão solidários quanto combativos, numa indistinção nada infrequente entre cinema e rebelião. São visões que podem também nos munir, agora e no futuro”, afirma Luís Fernando Moura (saiba mais sobre esta edição do Janela Internacional de Cinema do Recife).