O Festival Internacional de Animação de Pernambuco – Animage promove três oficinas sobre cinema de animação na Caixa Cultural Recife, de 15 a 19 de outubro. Os temas deste ano são: Protagonistas – Personagens Femininas para Stop Motion, com a cineasta mineira Giuliana Danza; Animação Projetada Na Cidade, com o diretor André Catoto de São Paulo; e Animação Stop Motion com o cineasta alemão Jonatan Schwenk. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do evento até sexta-feira (5/10).

Jovens e adultos são o público alvo e, em dois casos, não é necessário ter experiência prévia com animação. Para cada oficina são oferecidas 15 vagas e elas têm duração de cinco dias (os horários são detalhados abaixo). O festival também realiza uma etapa educativa com acesso exclusivo para crianças internadas nos hospitais Agamenon Magalhães e Imip. A programação do 9º Animage ocorre de 12 a 21 de outubro de 2018. Ela é composta por uma mostra competitiva de curtas-metragens e sessões especiais de curtas e longas-metragens como a Mostra Parque, na qual os filmes são exibidos ao ar livre em locais públicos. Os realizadores também compartilham seus conhecimentos em debates e masterclasses. 

OFICINAS ANIMAGE 2018

 Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Fone: 3425-1915) 

PROTAGONISTAS – PERSONAGENS FEMININAS PARA STOP MOTION Com Giuliana Danza (MG) 

Horário: das 9h às 13h 

Indicação: mulheres a partir dos 18 anos, não é necessário experiência em animação. 

Conteúdo: a oficina busca a representatividade feminina no cinema de animação, além de despertar o interesse nesta arte. Apresenta conceitos, técnicas e materiais utilizados no processo de construção de personagens para stop motion com silicone, levando as alunas à aprenderem na prática como criar uma protagonista forte e representativa. 

ANIMAÇÃO PROJETADA NA CIDADE Com André Catoto (SP) 

Horário: das 14h às 17h 

Indicação: público geral, não é necessário experiência em animação. 

Conteúdo: a oficina tem o objetivo de experimentar a animação em outras possibilidades de suporte, utilizando a cidade como janela. Os participantes poderão, de forma prática, contar histórias e dialogar com o local projetado, priorizando discussões sociais. 

ANIMAÇÃO STOP MOTION Com Jonatan Schwenk (Alemanha)

 Horário: das 9h às 12h 

Indicação: pessoas com conhecimento básico em stop motion Conteúdo: oficina objetiva aprofundar conhecimento na técnica de stop motion, explorando a confecção de bonecos, desenvolvimento do movimento e filmagem.