Símbolo da guerra fria, a abertura das fronteiras foi o primeiro passo para reunificação da Alemanha, antes dividida em ocidente e oriente. Em Berlim, 8 mil balões foram soltos lembrando o muro e a data histórica.

Era 9 de novembro de 1989, quando chegava ao fim o muro de Berlim, que dividia a Alemanha por 28 anos. Em celebração dos 25 anos da queda do muro, 100 mil alemães foram as ruas da capital, para participar das atividades ligadas a data. 8 mil balões foram colocados nas ruas, pontes e caminhos da cidade representando o que antes foi a divisão. Ao som da nona sinfonia de Beethoven, executada pela Orquestra Estatal de Berlim, os balões foram soltos levando ao céu mensagens com desejos para o futuro.

Veja o aqui, o vídeo da DW no momento que os balões são liberados ao céu.

Balões com gás representam o muro de Berlim – Foto: Daniel Buche/ Fotos Públicas (07/11/2014) Temos de uso foto

Hoje, alguns trechos do muro ainda são preservados como memória histórica e cultural da época. O concreto cinza, ganhou as cores de vários artístas que manisfestaram através da arte sua percepção do momento tenebroso vivido na Alemanha. Também foram preservadas algumas torres de vigilância, transformadas em espaço de estudo, museu ou memorial das pessoas assassinadas durante a tentativa de atressar o muro.

Vista do muro de Berlim – Foto: Loretahur (09/12/2012) Temos de uso foto

O DIA DA QUEDA – O fim do muro aconteceu após o porta voz do governo da Alemanha Oriental, Günter Schabowski, anunciar em entrevista coletiva, ao vivo pela televisão, a nova legislação sobre viagens do país. Após um mal-entendido, o político respondeu à pergunta de um jornalista sobre quando a lei entraria em vigor com uma frase que se tornaria famosa: “Pelo que sei, ela entra… já, imediatamente”.


Os alemães sairam em direção as fronteiras mas os agentes de segurança ainda sem saber o que acabava de acontecer, seguraram a multidão por três horas, até que a “TV Oeste” após chegar o local e confirmasse a informação. Assim, foi liberada a livre circulação de pessoas do leste para oeste  de Alemanha e vice-versa. Estava dado o primeiro passo para reunificação da Alemanha.

Povo alemão comemora a queda do muro de Berlim em 1989 Foto: Autor desconhecido / Reprodução de documento público – Temos de uso foto

REPORTAGENS ESPECIAIS – No portal de Deutsche Welle (DW), está diponível uma série de reportagens  em comemoração aos 25 anos da queda do muro de Berlim, relembrando os fatos mais importantes da época, detalhes da construção do muro, toda questão política, o movimento popular pelo fim do muro, a queda e os reflexos do muro de Berlim nos dias hoje.

MATERIAS ESPECIAIS: