O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) promove uma sessão especial de curtas-metragens alemães como parte da Semana da Língua Alemã 2021, evento realizado de 12 a 20 de junho, pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Os filmes da mostra Short Export serão exibidos no dia 18 de junho, das 17h às 22h, pelo site do CCBA, com legendas em português. O acesso é gratuito e basta preencher este formulário para receber a senha por e-mail.

Os filmes da mostra Short Export foram escolhidos entre os inscritos no Festival Internacional de Curta-metragem de Clermont-Ferrand (FRA), um dos mais importantes do mundo. A ideia é apresentar ao público de outros países a diversidade artística, estética e temática dos curta-metragens alemães. Esse projeto é fruto de uma cooperação que existe entre a AG Kurzfilm (associação de curta-metragistas alemães), a German Films, o GoetheInstitut Lyon, a Kurzfilm Agentur Hamburg e o festival francês.

Sobre as produções reunidas na Short Export 2021, os organizadores comentam: “Estes filmes abordam de maneira pouco convencional, mas autêntica, temáticas como a mudança e os desafios, mas também o país, a chegada e a superação do trauma. Eles têm humor, mas também são poderosos, têm força e são sutis”.

SEMANA DA LÍNGUA ALEMÃ

Diversas atividades fazem parte da Semana da Língua Alemã, que acontece de maneira virtual em 2021 (a programação completa ficará disponível no site do evento). O CCBA também participa da programação realizando o Workshop – Singen PLUS mit Bella Schneider).

SHORT EXPORT

FILMES DA MOSTRA

Inndependence (Alemanha, 2020)
Direção: Michael Schwarz

Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária…
Documentário, 17 minutos.

Wochenbett (Postpartum, Alemanha, 2020)
Direção: Henriette Rietz

Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.
Animação, 5 minutos.

Der übers Meer kam (The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)
Direção: Jonas Riemer

Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.
Animação documental, 11 minutos.  

Seepferdchen (Seahorse, Alemanha, 2020)
Direção: Nele Dehnenkamp

Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.
Documentário, 16 minutos.

Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)
Direção: Frédéric Schuld

Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.
Animação, 5 minutos.

Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)
Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch

Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!
Ficção, 30 minutos.