O disco Saudades, considerado um dos melhores álbuns do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016), será relançado em 2020 junto com um livro assinado pelo inglês Dan Sharp. O disco foi gravado no Tonstudio Bauer, em Ludwigsburg, na Alemanha, com as participações de Egberto Gismonti e da Stuttgart Radio Symphony Orchestra, dirigida pelo maestro Mladen Gutesha.

Saudades foi lançado em 1969 pela ECM, gravadora fundada pelo alemão Manfred Eicher, e chegou ao Brasil pela Warner. Os discos da gravadora alemã, descreve o crítico José Teles, são “biscoitos finos para paladares requintados”.

O jornalista conta, em matéria publicada domingo (27/01) pelo Jornal do Commercio, como o relançamento de Saudades faz parte do trabalho de preservação do legado de Naná que vem sendo feito por Patrícia Vasconcelos e a filha do casal, Luz Morena. “Não é apenas sobre o disco, mas sobre a carreira de Naná entre 1970 e 1980”, afirma Patrícia.

NANÁ VASCONCELOS

No texto, o crítico musical destaca que, enquanto as gravadoras de outros países se ofereciam para trabalhar com Naná Vasconcelos, as brasileiras o ignoravam na época. Para falar sobre esse assunto, resgata um depoimento antigo do próprio artista.

“Esta é a minha terra, eu gostaria de morar e trabalhar aqui, fazer a minha música. Eu estou com um conjunto meu de percussão, e uma gravadora alemã, a ECM, me disse ‘quando seu trabalho estiver pronto, é só avisar que nós gravamos’. Eu gostaria muito de ouvir isso de uma gravadora brasileira. Agora eu moro em Nova Iorque, estou trabalhando lá e fazendo turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão. Eu gostaria de ter a mesma condição de trabalho aqui. Minha ideia é gravar aqui o meu próximo disco, porque o material está aqui. Minha ideia é tocar na rua, com percussão, para o povo, em praça pública”, disse Naná.

Além de exemplares do jornais pernambucanos, a biblioteca do CCBA disponibiliza outros periódicos, livros e DVD’s em português e alemão.