A abertura será nesta terça (15/04), às 19h, na Fundaj (Derby). O evento reúne professores e doutores nacionais e internacionais para reavaliar interpretações mais consolidadas em torno dos conceitos de “Modernidade” e “modernização”.

No âmbito do ano “Alemanha + Brasil 2013-14” será realizado no Recife o ciclo de palestras interdisciplinar Modernizações Ambivalentes, às terças-feiras, sempre às 19h, entre 15 de abril e 13 de maio, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). Esta proposta de colaboração e debate, como o título indica, visa reavaliar interpretações mais consolidadas em torno dos conceitos de “Modernidade” e “modernização” – compreendida, usualmente, como uma gradual transformação em diversos campos da sociedade e dos modos de vida.

A partir de abordagens de pesquisadores brasileiros, alemães e internacionais, o ciclo propõe-se a repensar e debater o próprio conceito de modernização e de suas ambivalências face ao processo da globalização. Mais precisamente, discutindo os seguintes temas:

  • Conceitos de modernização, sua história e suas implicações;
  • Cidade e desenvolvimento urbano;
  • Processos de modernização no cinema e na literatura;
  • Dimensões políticas e culturais de desenvolvimento;
  • Democratização versus fragmentação da arte.

Abrindo a programação, merece destaque a palestra Modernização ou Modernizações? Conceitos, história e implicações, com Hartmut Rosa, um dos sociólogos alemães de maior evidência atualmente. Com vários livros publicados, também em inglês e outros idiomas, seus trabalhos fazem uma releitura crítica de concepções de modernidade, demonstrando seus paradoxos, o que ele vincula ao conceito de “aceleração”. Com isso, vem desenvolvendo uma análise tanto descritiva da modernidade como aceleração, como também apresenta propostas de uma possível “desaceleração” nos modos de vida em sociedade.

Para ampliar as abordagens acerca da questão do conceito de “desenvolvimento”, o sociólogo Elísio Macamo, que teve parte significante da sua formação e trabalho acadêmico no Centro de Estudos Africanos da Universidade Bayreuth (Alemanha),fará uma leitura crítica deste conceito a partir de teóricos clássicos face à realidade e às experiências africanas.

Entre os debatedores, estão os professores, doutores e pesquisadores da UFPE Cynthia Hamlin, Filipe Campello e Luiz Amorim, a secretária executiva da mulher de Pernambuco, Bárbara Kreuzig, além de jornalistas, sociólogos e personalidades ligadas à Arte, como Moacir dos Anjos e Cristiana Tejo.

“Hoje é fácil perceber um sentimento compartilhado de insatisfação com projetos baseados em uma concepção duvidosa de desenvolvimento. Por trás de diversas críticas, parece que é o próprio sentido de modernização que é posto em questão. Esta discussão sobre espaço público e desenvolvimento urbano é um dos exemplos que tem maior repercussão no debate atual. A proposta da conferência é alargar essas referências de reflexão, envolvendo sociologia, filosofia, urbanismo e arte”, explica Filipe Campello, doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt e um dos coordenadores e debatedor do Ciclo. E completa: “A proposta dos debates não é tanto escolher um único modelo como exemplo (o que seria uma nova concepção rígida), masrefletir a partir de um diálogo teórico e empírico sobre a pluralidade das experiências em diversos contextos”.

O ciclo é organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), daFundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco. O evento é aberto ao público e gratuito (não há inscrição). Haverá certificado de participação para cada dia. A pessoa interessada no certificado, deverá informar os dados pessoais no dia e local da palestra que compareceu.

Confira PROGRAMAÇÃO e PALESTRANTES AQUI

Mais informações:

http://www.ccba.org.br/modernizacoesambivalentes

Serviço

Ciclo de Palestras Modernizações Ambivalentes

  • QUANDO: terças-feiras, de 15 de abril a 13 de maio de 2014
  • HORÁRIO: 19h
  • ONDE: Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609 – Sala Aloisio Magalhães, Derby – Recife/PE
  • TELEFONE: (81) 3421.2173 (Centro Cultural Brasil Alemanha)
  • ASSESSORIA DE IMPRENSA: (81)3326 2091/ 9132.8116 (Letícia Pontes/Noticittà)
  • INSCRIÇÕES: evento aberto ao público e gratuito.

Realização

  • Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
  • Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA)

Apoio

  • Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP)
  • Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE