CCBA traz a exposição \\\”Recife em Retratos\\\” que apresenta o olhar do fotógrafo Raul Kawamura e propõe discussão sobre as transformações no Centro do Recife

Na próxima quinta-feira (18/10), às 19h30, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) abre a exposição fotográfica RECIFE EM RETRATOS, do designer e fotógrafo Raul Kawamura.  As fotos revelam trechos menos conhecidos, ruelas mais escondidas, antigos sobrados, detalhes da arquitetura que, de alguma forma, estão pertos do cidadão comum, mas que pela pressa não percebe a realidade ao redor. Em paralelo a exposição, no dia 22 de outubro,às 19h30, também acontecerá Kulturforum, um momento debate com o fotógrafo e convidados, com o tema “Reflexão sobre transformações urbanas no centro do Recife”. A mostra será aberta ao público e vai até o dia 30/11. O curador será o fotógrafo Josivan Rodrigues.

A exposição surgiu da antiga relação de Raul Kawamura com centro do Recife. Durante a infância e a adolescência, o fotógrafo já respirava a essência da região. Entre idas e vindas a Rua do Sossego, onde funciona a academia de artes marciais do seu pai, o jovem Raul guardou no seu imaginário as suas percepções, cheiros, formas e sentimentos. Mas foi em 2004, ano em que foi morar no bairro da Boa Vista, que o artista realizou o antigo desejo e passou a registrar e publicar uma foto por dia em um site, que funcionava como um diário visual eletrônico. As imagens repercutiram na internet, em páginas de design e fotografia, e em revistas, no Brasil e no mundo. O escritor e poeta Paulo Gonçalves foi um dos visitantes do site. Inspirado pelas imagens, Paulo produziu textos poéticos que também farão parte da exposição intercalando as fotografias. Apesar do site ficado no ar até 2008, a ideia permaneceu. Passados quatro anos, o CCBA resgata esta experiência e convida o artista a reapresentar seu olhar em uma exposição.

As fotos do artista trazem, além da visão do autor, uma reflexão sobre as transformações urbanas nos bairros de Boa Vista, São José, Santo Antônio, Recife Antigo e Santo Amaro. O designer retratou o cotidiano, as pessoas, a arquitetura, o grafismo, a tipografia, etc. São percepções de um Recife Urbano que se encontra em constante metamorfose. “Muitas imagens são recortes dos meus caminhos habituais para o trabalho, outras são resultado de explorações solitárias nos finais de semana, dias em que o centro do Recife se torna vazio e quase deserto.”, explica o autor. O resultado é uma miscelânea de cores e vida, que nos ajuda a perceber nuances da nossa cidade, sob o olhar do artista, e refletir sobre nossa percepção como individuo das mudanças que ocorrem no centro do Recife.

O CCBA,que funciona no bairro da Boa Vista, está inserido neste contexto urbano e se constitui num espaço fomentação cultural. O Kulturforum é um espaço de diálogo informal, realizado uma vez por mês no CCBA com representantes da cena cultural de Pernambuco. Em cada edição, busca-se convidar pessoas de eixos temáticos específicos, das artes visuais, artes cênicas, literatura, arte-educação, museologia, patrimônio, cinema, dentre outros. A ideia é aproveitar o ambiente neutro para que se possam estabelecer discussões sobre tendências, problemas e soluções nas cadeias produtivas de cultura.

SERVIÇO

  • QUANDO: – Abertura: 18 de outubro (terça), às 19h30; –Debate (Kulturforum): 22 de outubro – segunda às 19h30
  • Visitação: de 19/10 a 30/11 – segunda a quinta (9h às 12h e das 14 às 20h); sábado (9h às 12h).
  • ONDE: CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha, Rua do Sossego, 364 – Boa Vista – Recife/PE 
  • Entrada gratuita