Primeira edição da CCXP fora do Brasil, a CCXP Cologne ocorrerá de 27 a 30 de junho de 2019 na cidade alemã. O evento é realizado pela Omelete Company em parceria com a produtora Koelnmesse GmbH.

Durante quatro dias, Colônia receberá uma programação com painéis, ações e estandes sobre filmes, séries, quadrinhos, música, livros e cosplay. Segundo os organizadores da CCXP Cologne, haverá cerca de 80 expositores e mais de 200 ilustradores. A expectativa é que ele atraia 70 mil visitantes. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 25 de fevereiro. 

Marcas como Panini, Iron Studios, Warner e Universal Pictures planejam suas atividades para o festival. “Nossos colegas brasileiros já se apresentam como parceiros na CCXP em São Paulo, criando mundos e experiências para nossos fãs durante os últimos anos. Nós vamos continuar a parceria em Colônia no próximo ano e várias atrações estão por vir”, prometeu Michael Kampf, diretor de marketing da Universal Pictures Internacional da Alemanha. 

A Omelete Company é responsável por eventos como a CCXP (São Paulo), a CCXP Tour (que teve uma edição no Recife) e a Game XP (Rio de Janeiro).  “Com 227 mil visitantes, a CCXP é a maior Comic Con do mundo na atualidade. Agora, vamos levá-la para a Europa pela primeira vez. As condições para a escolha do local onde o festival ocorrerá foi perfeita: a cidade de Colônia e os muitos anos de experiência da Koelnmesse em mídia digital, games e entretenimento”, afirma Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, no material feito para lançar a iniciativa. 

A experiência da Koelnmesse GmbH citada pelo brasileiro pode ser exemplificada pela convenção RPC – Role Play Convention, organizada pela produtora junto com o criador  Andre Kuschel. O evento será incorporado à CCXP Cologne e tem uma programação focada em atividades como board games, LARP, pen & paper, troca de cartas e cosplay, além de um mercado de inspiração medieval. A edição de 2018 teve um público de 35 mil pessoas. 

“A CCXP Cologne é um festival para todas as idades! Queremos oferecer a maior e melhor experiência possível em termos de cultura pop na Europa. Nós temos certeza de que temos toda capacidade e recursos para realizar um grande festival e entregá-lo com sucesso para as marcas e fãs”, afirma Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH. 

“Isso também beneficiará a cidade de Colônia e o estado da Renânia do Norte-Vestfália. O conceito da CCXP tem potencial para expandir o festival nos próximos anos e incluir um elemento B2B, como já é feito em São Paulo no CCXP Unlock. Estou feliz por podermos integrar e fortalecer a RPC – Role Play Convention e o sentimento de comunidade como parte integrante da CCXP Cologne”, conclui o alemão.