Na ocasião, estavam presentes o reitor da instituição, Prof. Dr. Pedro Henrique Falcão, o diretor do CCBA, Prof. Christoph Ostendorf, e o assessor de Relações Internacionais da UPE, Prof. José Guido Corrêa.

Na manhã da última sexta-feira (14/10/2016), o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Pernambuco (UPE), na reitoria da instituição. O reitor Prof. Dr. Pedro Henrique Falcão e o diretor do CCBA, Prof. Christoph Ostendorf, selaram o acordo que visa estimular o intercâmbio acadêmico e cooperações científicas entre a UPE e universidades, pesquisadores e centros de pesquisa da Alemanha, além de facilitar o estudo da língua alemã, inclusive nos campi da UPE localizados no interior do estado.

Perspectivas na área ambiental –  O diretor do CCBA colocou-se à disposição para articular cooperações em projetos que visam enfrentar as mudanças climáticas no Nordeste. O Prof. José Guido Corrêa, assessor de Relações Internacionais da UPE, presente na ocasião, demonstrou interesse em iniciar conversas sobre um projeto do consórcio UNIVERSITAS (as 05 Universidades de Pernambuco, UPE/UFPE/UFRPE/UNICAP/UNIVASF) focado na situação do semiárido pernambucano. Em relação às energias renováveis, Ostendorf sugeriu a possibilidade do Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ) contribuir para a realização de um projeto de energia com biomassa atualmente encabeçado pela CHESF e pela UPE/POLI, possibilitando apoio na montagem de um laboratório de biocombustíveis de padrão internacional. O CCBA iniciará ainda um curso específico no dia 27 de outubro, com bolsas para estudantes da UPE interessados nas temáticas da energia renovável e o meio ambiente.


Acesso ao estudo da língua alemã – Visando a preparação da comunidade acadêmica para a cooperação internacional com a alemanha, o CCBA oferecerá condições especiais nos cursos de alemão para professores, funcionários e estudantes da UPE. Para novos cursos de alemão em outubro e novembro (cursos intensivos e semiintensivos para iniciantes que permitem concluir um semestre em 01 ou 02 meses), o CCBA concede 05 bolsas parciais (50%) para professores ou funcionários da UPE e 20 bolsas parciais (50%) para estudantes da UPE sendo eles provenientes de escolas públicas estaduais (para os demais interessados,  existem condições promocionais incluindo o material didático gratuito até o dia 25 de oububro). Além disso, em 2017, o CCBA planeja um curso semipresencial de Alemão para professores, funcionários e estudantes da UPE de campi do interior do estado.