Peter Schröder lança livro com textos de Nimuendajú sobre os Xipaya

Foto: Acervo pessoal

Pesquisador da obra do antropólogo Curt Nimuendajú, o professor Peter Schröder (UFPE) lança nesta quinta-feira (28/3) o livro Os índios Xipaya: cultura e língua. A obra é apresentada por ele na abertura da exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos, realizada pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). O evento começa às 19h30 e tem entrada gratuita (confira a programação completa da mostra).

O livro, publicado pela Editora Curt Nimuendajú, reúne alguns textos do antropólogo brasileiro de origem alemã, que foram traduzidos por Peter Schröder. “De 1919 a 1929, Nimuendajú publicou, em alemão, no periódico Anthropos, um total de cinco artigos sobre cultura e língua do povo Xipaya, da região dos rios Curuá e Iriri, no sul do Pará. É a primeira vez que o conjunto desses artigos é apresentado em língua portuguesa em uma edição crítica, junto com uma introdução que contextualiza a história e o estilo dos textos”, afirma o professor.

“Trata-se de trabalhos clássicos da antropologia sulamericana, caracterizados pela influência, ainda predominante, da etnologia alemã”, continua Peter Schröder, que adianta: “A parte etnográfica dos artigos contém, sobretudo, textos mitológicos muito fascinantes que oferecem pistas para entrar no mundo espiritual de um povo indígena pouco conhecido”.

Os Xipaya

“Os Xipaya ainda existem, mas a maioria atualmente vive na região urbana de Altamira, no Pará. Com isso, ficaram afetados diretamente pelas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte e pelas inundações causadas por ela”, destaca Peter Schröder.