CCBA exibe filmes com temas indígenas na exposição sobre Nimuendajú

Os documentários Muita Terra Para Pouco Índio e Yoonahle são exibidos sábado (30/3), no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), como atrações da Mostra Povos Indígenas no Cinema: Filmes & Debate. A sessão tem início às 18h30 e é uma das atividades da exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos. A entrada gratuita.

Após a exibição dos filmes, o público pode participar de um debate com o professor Peter Schröder (UFPE), curador da exposição que fica em cartaz no CCBA até o dia 11 de maio. Antes dos documentários, será apresentado um teaser do longa-metragem de animação Nimuendajú, dirigido por Tania Anaya.

Na obra, em fase de produção, a animação é feita sobre uma base filmada, na qual Curt Nimuendajú é interpretado pelo ator alemão Peter Ketnath – de Cinemas, Aspirinas e Urubus (2005).

Os povos indígenas Apinayé, Canela e Guarani participam do projeto, que é uma coprodução da Anaya (MG), Cine Zebra (ALE) e Promenades Films (França).

Povos Indígenas no Cinema

Muita Terra Para Pouco Índio?

Sinopse: O filme corresponde a uma tentativa de apresentar, do mundo mais claro e didático, a diversidade da vida dos povos indígenas e suas terras no Brasil, e demonstrar, apoiando-se em dados, depoimentos e imagens, os argumentos que são usualmente utilizados contra a materialização dos direitos indígenas, atacando o preconceito e os estereótipos que emperram a formulação e desempenho de uma política indigenísta afirmativa, e dificultado a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição de 1988.

Direção: Bruno Pacheco de Oliveira
Roteiro: João Pacheco de Oliveira
Realizador: Associação Brasileira de Antropologia


Yoonahle, A palavra dos Fulni-ô


Sinopse: Face à proximidade com a cidade e ao assédio do homem “branco”, os Fulni-ô apresentam a sua forma de viver em dois mundos, resistindo na manutenção da língua, da cultura e de seus segredos ancestrais.

Direção: Coletivo Fulni-ô de Cinema

Confira a programação completa da exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos.