Peter Schröder comenta desafios da antropologia no Brasil

O professor Peter Schröder, curador da exposição Curt Nimuedanjú – Reconhecimentos, explica que no Brasil não existem tantos museus etnológicos quanto na Alemanha. No país latino, afirma, há numerosos museus menores em estrutura que possuem coleções etnográficas.

“Os principais desafios atuais para a antropologia, por isso, dizem respeito a uma prática profissional consolidada, sobretudo, em instituições do ensino superior, mas também em outros campos profissionais (órgãos governamentais, diversos ministérios, ONG’s, etc.). Embora a antropologia seja no Brasil uma área com muito mais< profissionais e visibilidade do que na Alemanha, ela atualmente se encontra numa situação incômoda”, avalia Peter Schröder.

Ele avalia que o período de grande expansão institucional da antropologia, que ocorreu de 2002 a 2016, “agora parece ser passado”. “No cenário atual, a antropologia representa algo incômodo, porque ela trabalha, mais do que qualquer outra área científica, com a diversidade cultural e social das sociedades humanas. Hoje em dia, cada vez mais pessoas desejam ter respostas fáceis para assuntos complexos, e neste contexto a antropologia pode irritar, porque contesta, ora abertamente, ora indiretamente, as certezas declaradas sobre como o mundo deve ser para todas as pessoas”.

Conhecimento

“Enquanto nos tempos da ditadura militar os conhecimentos produzidos pela sociologia representavam algo incômodo para os donos do poder, hoje em dia o papel dessa pedra no sapato é desempenhado, antes de mais nada, pela antropologia. O que explica, por sua vez, os numerosos ataques raivosos, seja na virtualidade, seja no mundo real, contra aquilo que os antropólogos sabem e defendem, sobretudo em assuntos como a diversidade étnica (indígenas, quilombolas, etc.) ou social (LGBTQ+, por exemplo). Os antropólogos sabem ensinar coisas pouco ortodoxas e pouco normatizadas, mostrando, com base em suas pesquisas de campo, que o mundo é diferente das declarações genéricas e dos pressupostos simplórios”, ressalta.