O bibliotecário alemão Klaus Ulrich Werner da Universidade Livre de Berlim ministra palestra sobre A biblioteca e seu espaço no mundo digital, com participação no debate do arquiteto Antônio Montenegro (Laborarte / Cehibra / Fundaj) e Lúcia Roberta Alcoforado ( Diretora da Bpe-PE)

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) convidam para a palestra e debate ” A biblioteca e seu espaço no mundo digital: requisitos para arquitetura e design” com o bibliotecário Dr. Klaus Ulrich Werner  da  Universidade Livre de Berlim. O evento será realizado na próximo dia 17 de julho (quarta), das 14h às 17h, no Salão Calouste Gulbenkian da Fundaj Casa Forte, av. 17 de Agosto, 2187. Participarão do debate o arquiteto Antônio Montenegro e (Laborarte / Cehibra / Fundaj) e Lúcia Roberta Alcoforado ( Diretora da Bpe-PE).

Concepção de espaços híbridos e flexíveis, individualização das situações de estudo e ensino, elementos para a promoção do equilíbrio entre trabalho e lazer são alguns dos requisitos para as bibliotecas do século XXI. A atual sociedade do conhecimento e da informação exige bibliotecas que atuem como mediadores da competência informacional ao mesmo tempo em que sejam locais de promoção da cultura e do lazer e da integração entre as pessoas de diferentes gerações.

A partir das explanações de Klaus Ulrich Werner abrir-se-á um espaço para apresentação de experiências locais e debate estimulando assim diálogos sobre concepções e layout de bibliotecas entre o Brasil e a Alemanha.

O evento faz parte da programação oficial do Ano ¨Alemanha + Brasil 2013/2014¨ e conta com tradução simultânea. Serão emitidos certificados de participação. 

Klaus Ulrich Werner

PALESTRANTE – Klaus Ulrich Werner é bibliotecário da área universitária pelas Universidades de Freiburg e Colônia. Desde 1991 atua em diversas bibliotecas da Universidade Livre de Berlim. Coordenou a concepção de um novo projeto de integração de 24 bibliotecas de institutos em um novo edifício da Universidade Livre de 2007 a 2010. É membro da Comissão Especializada do Instituto Alemão de Normas para a Construção de Bibliotecas e Arquivos desde 2006. Foi presidente da Associação Alemã de Bibliotecários em Berlim de 2007 a 2010. Atualmente faz parte da diretoria da Associação Alemã de Bibliotecários. É autor e editor de incontáveis livros e artigos sobre construção e gerenciamento de bibliotecas. É consultor em arquitetura para bibliotecas.

DEBATEDORES – Antônio Montenegro, arquiteto do Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Obras de Arte – Laborarte, da Coordenação-geral de Estudos da História Brasileira – Cehibra /Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – Meca da Fundação Joaquim Nabuco

Lúcia Roberta Alcoforado, diretora da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (Bpe-PE)

SERVIÇO:
Palestra e Debate ” A biblioteca e seu espaço no mundo digital: requisitos para arquitetura e design”
Dia 17 de julho de 2013, quarta-feira, das 14h às 17h
Local: Salão Calouste Gulbenkian da Fundaj Casa Forte,
Av. 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte
Entrada livre – Vagas limitadas

Mais informações:
CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha,
Fone 081 – 34212173 e christoph@ccba.org.br