Participantes do workshop no Ponte da Boa Vista © Flávio José Gonçalves Silva 

“Foram três dias intensos de criação e experimentação artística”

A pedido do CCBA, a bailarina Katerina Valdivia Bruch contou como foi a experiência de ministrar o workshop de videodança “Os espaços no próprio corpo – Aproximação à arquitetura através da dança” em Recife. Confira abaixo o relato e um link para assistir aos vídeos que foram fruto desse workshop:

“Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com um grupo de pessoas tão talentosas e criativas, vindas de diferentes áreas como dança, performance, audiovisual, cinema, teatro, fotografia e até artes marciais. O workshop aconteceu principalmente em três espaços: Casa da Cultura de Pernambuco, Nascedouro de Peixinhos e a antiga Fábrica Tacaruna. A ideia central da oficina era buscar uma aproximação com a arquitetura e explorar os espaços com o corpo e as imagens em vídeo no espaço urbano.

Minha única regra era a seguinte: a criação de uma peça de videodança de 1 a 3 minutos em três dias. O resto, deixei livre para que inspiração fluísse, promovendo uma dinâmica de grupo, motivando os participantes a criar e oferecendo um lugar para que experimentassem com o movimento e com a câmera nos espaços designados.

A seleção dos espaços não foi aleatória. Busquei edifícios com história e muitas memórias, que inspiraram os participantes a explorar cada um dos elementos, não apenas fazendo uso da estrutura arquitetônica e da dinâmica que oferece o espaço urbano, mas fazendo também uma reflexão sobre o espaço e a memória urbana. Ballet, dança contemporânea, sapateado, performance, judô, frevo e outras dançar tradicionais brasileiras se mesclaram nesses três dias com imagens, sons, sombras e o suor dos corpos em movimento com a energia transbordante do grupo.

Foram muitos momentos emocionantes. Na Casa da Cultura, por exemplo, quando os turistas começaram a fotografar e aplaudir os bailarinos. Também houve momentos mais tensos, quando chegamos na Fábrica Tacaruna e nos encontramos com militares fazendo treinamento e estes nos advertiam a não filmar onde eles estavam. Já outros momentos foram de muita alegria: enquanto bailávamos na Ponte da Boa Vista, quando os pedestres e motoristas se continham em observar nosso improviso, um jovem de bicicleta começou a dançar junto em sua bicicleta, gritando fortemente a frase “Adorei!” ao ver como nos divertíamos na ponte. Por um momento, paramos o transito para dançar no meio da rua e desfrutar momentos juntos.

Foram três dias intensos de criação e experimentação artística. Criaram-se grupos de trabalho que se ajudaram entre si. Cada um tinha algo a oferecer ao outro, era um verdadeiro intercâmbio entre os criadores. Foi muito emocionante para mim, ter sido capaz de deixar fluir essa energia que todos tinham dentro de si. Deixar fluir a loucura, a experimentação e apreciar fazer aquilo que se ama. No final, todos estavam bailando uma dança de fogo, pois eram fogo e ardiam por dentro. Foi muito lindo poder sentir a dinâmica do grupo, um grupo que acabara de se conhecer, mas pareciam amigos de toda a vida. Uma mostra desse trabalho pode ser vista hoje às 19h no Centro Cultural Brasil Alemanha, onde haverá uma instalação pública da oficina. Que a dança continue!”

– Katerina Valdivia Bruch

O workshop de videodança “Os espaços no próprio corpo – Aproximação à arquitetura através da dança” por Katerina Valdivia Bruch (bailarina, coreógrafa e curadora de Berlim) foi organizadopelo Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) entre 17 e 19 de mayo de 2016. Os resultados do workshop podem ser vistos neste link: https://vimeo.com/channels/1079111

Serviço:

KULTURFORUM ¨Aproximações artísticas urbanas¨

  • Segunda-feira, 05 de setembro
  • A partir das 19h
  • Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), Rua do Sossego, 364 – Boa Vista, Recife
  • Evento aberto ao público interessado

Contato e informações: Christoph Ostendorf, christoph@ccba.org.br(81) 3421-2173