O filme Asas do Desejo, do cineasta alemão Wim Wenders, está em versão restaurada 4k na programação do 11º Janela Internacional de Cinema. Ele é exibido no domingo (11/11), às 20h, no Cinema São Luiz (Boa Vista), como parte da mostra de clássicos. O Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), que apoia o festival, oferece ingressos para quem acertar o quiz (o número é limitado).

A história apresenta uma Berlim pós-guerra, com os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) perambulando pela cidade. A dupla é invisível aos mortais e pode ler os pensamentos deles. Os anjos seguem assim até que um deles se apaixona por uma trapezista (Solveig Dommartin) e pensa em abrir mão da sua imortalidade. 

“Uma meditação sobre viver a vida e o amor a partir do ponto de vista de uma dupla de anjos (Daniel e Cassiel) que observa e tenta inspirar os que vivem no plano material. É um filme sobre a personalidade das cidades (na imagem de uma Berlim ainda dividida) e um registro valioso sobre a história e a arqueologia dos lugares e do próprio Cinema. Essa restauração em 4K que estreou em Berlim no início do ano marca os 30 anos do filme de Wenders e oferece um transe incomum na sala de Cinema a toda uma nova geração que talvez tenha apenas ouvido falar desse encanto. Ou quem sabe, nem suspeite da sua existência angelical. É a nossa sessão de encerramento do Janela 2018 no São Luiz, com o desejo de dias melhores no Brasil e no mundo”, apresentam os realizadores do festival. 

Antes do filme Asas do Desejo, outros clássicos serão exibidos este ano pelo Janela de Cinema. Saiba mais sobre o apoio do CCBA e a programação do evento.

APRENDER ALEMÃO

Obras de Wim Wenders e outros cineastas alemães estão disponíveis na biblioteca do CCBA, que é aberta ao público. Basta fazer um cadastro para ter acesso aos DVDs, livros com histórias e temas diversos, revistas e jornais. Essa é uma oportunidade para quem quer praticar o idioma ou ampliar seu contato com a cultura alemã.