Trazendo como temática a “Internacionalização do Cinema Pernambucano”, o encontro será realizado no dia 13 de maio (segunda-feira), às 16h30, no próprio CCBA

Com a temática “Internacionalização do Cinema Pernambucano”, o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA-Recife) realiza mais uma edição do KULTURFORUM. Desta vez, com a participação online (via transmissão de vídeo ao vivo, com tradução) da coordenadora do Fundo Mundial do Cinema da Berlinale (Berlinale World Cinema Fund), Isona Admetlla. O encontro, aberto aos profissionais do audiovisual e ao público interessado, inicia às 16h30 e acontecerá no próprio CCBA (localizado na rua do Sossego, 364, Bairro da Boa Vista, em Recife, Pernambuco).

O bate-papo informal irá girar em torno de ideias e vivências, trazendo enquanto questionamento, de que forma a internacionalização do cinema feito em Pernambuco pode gerar grandes frutos para a produção local, assim como quais são as fontes e caminhos para que as coproduções internacionais no audiovisual aconteçam e quais são e como funcionam os fundos de financiamento internacionais para a produção de cinema independente.

Já no início do evento, às 16h30, a convidada Isona Admetlla aprofundará a temática a partir de sua experiência enquanto coordenadora do Berlinale World Cinema Fund (Fundo Mundial do Cinema da Berlinale). O Berlinale World Cinema Fund (WCF) é uma iniciativa de financiamento de filmes de alto nível, criado pela Fundação Cultural Federal Alemã e pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Tornou-se uma das instituições líderes no domínio do financiamento cinematográfico internacional para produções artísticas e inovadoras, oferecendo suporte nas áreas de produção, pós-produção e distribuição de longas-metragens e documentários criativos. Em cooperação com outras instituições, também estabelecem novas iniciativas para desenvolver atividades além do programa de financiamento.

Além de ser coordenadora do WCF desde o ano de 2009, Isona Admetlla é socióloga e gestora cultural, conferencista, consultora e designer de audiências. Nascida em Barcelona e residente em Berlim (Alemanha) desde o ano de 2001, ela conduz seminários e cursos de treinamento sobre aspectos da produção audiovisual, financiamento de projetos de cinema, marketing, distribuição e design de audiência. Atuando também como júri de projetos para instituições na Espanha, América Latina, entre outras regiões. 

Formada em design de audiência através da EAVE e TFL, Isona fornece consultoria de projetos individuais para cineastas, orienta futuros designers de audiência e colabora com projetos de filmes (abrangendo séries, animação, ficção e documentário) para fortalecer sua conexão com o público. O seu trabalho estende-se globalmente a iniciativas como DOC:CO (Colômbia), Cariforum (Caribe), Berlinale Talents e berlinale Co-Production Market, European Film Festival (Quirguistão), Vilnius Meeting Point, Ouaga Film Lab (Burkina Faso), Taller de Impulso DCP (Cantábria, Espanha), Fonprocine (República Dominicana), Locarno Open Doors, CineMundi (Brasil), Nuevas Miradas (Cuba), BAM (Colômbia), entre outras.

Após a significativa participação da gestora cultural no evento, haverá um intervalo (coffee break), para que, às 18:30, o público presente retome o debate, trazendo também suas experiências profissionais e pessoais para a roda de diálogo. Uma das ideias da segunda rodada de debate é trazer o compartilhamento de experiências e vivências a partir dos grandes festivais internacionais de cinema. Algumas das presenças confirmadas para o debate são: Thaís Vidal (roteirista, produtora e diretora recifense) que esteve na Berlinale pela segunda vez e vem participando do EFM Market (área de mercado na programação do festival), Luís Fernando Moura (coordenador da plataforma FUGA, programador do Festival Experimental de Artes Fílmicas e consultor da Janela Internacional de Cinema do Recife) que participou enquanto júri do Teddy Awards (prêmio de cinema oferecido a filmes exibidos na Berlinale com temática LGBTQIAPN+) e Mateus Farias (diretor, roteirista, produtor e montador audiovisual) que participou do último Berlinale Talents (programa de desenvolvimento de talentos da Berlinale).

Os três profissionais foram a 74° edição da Berlinale com o apoio parcial do CCBA (que a fim de estimular a internacionalização da produção audiovisual pernambucana, de fortalecer a rede audiovisual local e de interagir com a Berlinale, vem concedendo apoios desde os anos 90 para que jornalistas, cineastas, curadores e produtores pernambucanos possam estar presentes no festival). Através dessa parceria, o CCBA mantém o blog “Conexão Berlinale” com textos e impressões escritos pelos profissionais do audiovisual que vivenciaram as atividades durante o festival.

SERVIÇO

  • KULTURFORUM: Internacionalização do Cinema Pernambucano 
  • Com ISONA ADMETLLA, coordenadora do Berlinale World Cinema Fund (Alemanha)
  • Horário: 16h30
  • Data: 13 de maio (segunda-feira)
  • Local: CCBA (Rua do Sossego, 364, Recife-PE).
  • Acesso: O evento dirige-se a profissionais do audiovisual, sendo gratuito e aberto ao público interessado.

Programação:

  • 16:30 -18:00: participação de Isona Admetlla, coordenadora do Berlinale World Cinema Fund (auditório)
  • 18:00 – 18:30: coffee break (jardim)
  • 18:30 – 20:30: debate sobre experiências e perspectivas para coproduções e financiamentos internacionais no cinema (jardim)