Pagamento da dívida grega para a Alemanha com azeitonas e arte. 2017, de Marta Minujín. Crédito: Haupt & Bind.

Na próxima segunda-feira (24.04.2017), às 19h, o Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA) realiza o I KULTURFORUM “Sul como estado mental”, a fim de debater a proposta curatorial da documenta 14 a partir das experiências do curador e pesquisador Moacir dos Anjos, que esteve presente na abertura da décima quarta edição da exposição, na cidade de Atenas (Grécia). Inicialmente, a jornalista e pesquisadora Bárbara Buril fará uma contextualização sobre o que é a documenta, como ela se insere no panorama de outras grandes exposições e bienais dedicadas à arte contemporânea e qual é a proposta desta edição. O CCBA fica na Rua do Sossego, 364, no bairro da Boa Vista (Recife). O evento é aberto ao público.

Para o curador Moacir dos Anjos, “embora o conceito curatorial desta edição busque trazer a ideia de  ‘sul como estado mental’ como diz o slogan da documenta 14, o que se vê ainda é um  ‘norte como estado mental’, uma vez que a escolha dos artistas que integram esta edição ainda é muito eurocêntrica”. “South as a state of mind” é o título da publicação produzida pela equipe da documenta, que reúne textos, ensaios, poemas e artigos que inspiraram, de alguma forma, a orientação curatorial desta edição. O conceito  da documenta 14 será abordada por Moacir dos Anjos a partir de obras de arte encontradas durante os seis dias que o curador ficou em Atenas.

O II KULTURFORUM “Sul como estado mental” acontecerá no mês de agosto, com os relatos da jornalista Bárbara Buril sobre a documenta 14 em Kassel, na Alemanha.  Nesta edição, a documenta 14 acontece em Kassel e em Atenas, devido a uma intenção curatorial declarada de friccionar limites e desafiar fronteiras. O tema desta edição, “Learning from Athens”, recorre à Atenas não só como símbolo da crise financeira global e  migratória na Europa, mas também como ícone representativo da democracia.

Os dois eventos, dedicados a problematizar a documenta 14 tanto nos seus aspectos curatoriais como no modo como ela se insere entre as grandes exposições de arte contemporânea, são realizados a partir de uma parceria entre CCBA, Revista Continente e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).  O KULTURFORUM é um evento promovido mensalmente pelo CCBA para debater questões sociais contemporâneas.