201606110_1_IMG_FIX_700x700

Melissa Dullius e Gustavo Jahn estrearam hoje seu primeiro longa metragem, “Muito Romântico”, na seção Forum Expanded da Berlinale. No filme, o casal de brasileiros radicado há dez anos em Berlim faz de si e da própria história a matéria prima para uma obra onde o suporte analógico é tão condicionante para a narrativa quanto o próprio conteúdo.

Em 2007, quando chegaram a Berlim, Melissa e Gustavo criaram o selo Distruktur, tendo alguns de seus trabalhos exibidos em festivais brasileiros. Eles já haviam participado da Berlinale com o curta “Triangulum” (2009, no mesmo Forum Expanded) e como parte do elenco de “Os residentes”, de Tiago Mata Machado (Mostra Forum, 2011). Em 2006 Melissa também participou do programa Talents, voltado a jovens profissionais do cinema. Agora, seu primeiro longa é selecionado pelo festival.

De cruzar os mares em navio cargueiro a diferentes apartamentos alugados na capital alemã,”Muito romântico”  reinventa  a trajetória de Melissa e Gustavo na medida em que suas figuras encontram dimensão própria na emulsão química do celuloide reordenado na mesa de montagem.

Música, literatura e artes plásticas potencializam a experiência, que ganha sentido no deslocamento geográfico e existencial. O filme se constrói sem muitas regras, tendo o fluxo de cores e texturas do suporte analógico como propulsor principal, e a condição do estrangeiro como elemento libertador e necessário para quebrar o automatismo do olhar. E com isso, enxergar o invisível.

* visto no CinemaxX 8, Postsamer Platz, em 15/02/2016