boris-sans-beatrice-still

Denis Côté volta à competição oficial de Berlim com “Boris sem Beatrice”. Assim como em “Vic + Flo viram um urso”, que rendeu a ele o prêmio melhor direção em 2013, Côté volta a olhar para um casal no campo, como fossem animais de laboratório.

O filme inicia com um helicóptero que voa rente ao chão, tendo à sua frente um homem de meia idade que o encara de volta, impassível.

Este homem é Boris, industrial russo arrogante, infiel e vaidoso. E o helicóptero pode ser o próprio filme, que observa e ameaça, ressaltando o som frio e cortante das hélices.

O realismo é quebrado quando entra em cena um senhor misterioso, cínico e teatral, que enumera os defeitos de Boris e condiciona sua  mudança de comportamento à melhora da sua esposa Beatrice, em depressão.

Ao inserir o artifício de um personagem onisciente, que julga personagens e interfere no próprio enredo, a sanha manipulativa de Côté aponta para uma peculiar descrença no ser humano, refém das tiranias do ego.

A possibilidade de redenção vem acompanhada de uma instabilidade narrativa, de estranhamento e desconforto proporcionais à realidade com que dialoga.

A doentia postura dos donos do poder fica ainda mais evidente quando em contexto com a grandiosidade dos landscapes canadenses, para onde derivam os olhos a cada encruzilhada existencial.

Semana da Crítica – Denis Côté também apresentou um novo curta, exibido ontem na 2ª Semana da Crítica de Berlim. Trata-se de um pequeno evento paralelo e independente, um contraponto provocativo ao gigantismo da Berlinale.

“May we sleep soundly” consiste em planos subjetivos de um suposto invasor de casas no inverno canadense.  Uma câmera trêmula e afoita entra e sai de ambientes privados, onde pessoas dormem. Gatos e cães observam em silêncio, como cúmplices.

O desenho de som evidencia passos, respiração e outros movimentos do invasor, o que aumenta o sentimento de perigo e medo de que algo ruim acontece no momento de nossa maior vulnerabilidade – o sono.

* “Boris sem Beatrice visto no CinemaxX 9, Postdamer Platz, em 12/02/2016
** “May we sleep soundly” visto no Hackescher Höfe Kino 1, Mitte, em 14/02/2016