Será entre 26 a 31 de maio de 2022 na Fundaj do Derby, Recife, com entrada gratuita. A programação faz parte do ‘Mês da Europa no Nordeste’.

Como parte da programação oficial do “Mês da Europa no Nordeste”, evento apoiado pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha – CCBA, o Consulado Geral da Alemanha e Consulados e Institutos Culturais da França, Espanha e Itália no Recife a Mostra de Cinema Europeu estreia em grande estilo na capital pernambucana reunindo filmes da Ucrânia, Itália, Espanha, França e Alemanha.

A mostra acontecerá entre os dias 26 a 31 de maio de 2022, na Fundação Joaquim Nabuco no bairro do Derby, Recife, e terá entrada gratuita, com distribuição dos ingressos 1h antes no local de entrada. Você pode conferir mais informações sobre o cinema da Fundaj acessando Aqui

O evento conta com a exibição de produções cinematográficas premiadas, como o Toubab (Alemanha), vencedor do Gijón International Film Festival (2020), Warsaw International Film Festival (2021), na categoria Audience Award – Feature Film e Sofia International Film Festival (2022).


Programação da Mostra Cinema Europeu

(Fundaj – Derby)

26/05: Volcano (2018), 19h40 – Ucrânia

Título Original: VulkanDireção: Roman Bondarchuk

Roteiro: Roman Bondarchuk, Dar’ya Averchenko

Gênero: Comédia Romântica

Sinopse: Lukas é um tradutor que trabalha para uma organização de segurança europeia. Quando uma série de estranhas coincidências o levam a uma pequena cidade no sul da Ucrânia, ele se vê envolvido em uma nova realidade em que a vida não é estruturada como ele estava acostumado.

Trailer:

27/05: O Traidor (2022), 19h – Itália

Título Original: Il Traditore

Direção: Marco Bellocchio

Roteiro: Marco Bellocchio, Valia Santella

Gênero: Biografia, Drama

Sinopse: Tommaso Buscetta (Pierfrancesco Favino), considerado um dos mafiosos mais relevantes na história da Itália, ao se esconder no Brasil em meio a uma guerra entre chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína, e tendo seus filhos assassinados, ele resolve tomar uma decisão intrigante de encontro ao voto eterno que fez à Cosa Nostra e que mudará todo o curso da história da máfia italiana e de seu declínio.

Trailer:

28/05: Campeones (2018), 19h30 – Espanha

Título Original: Campeones

Direção: Javier Fesser

Roteiro: David Marqués, Javier Fesser

Gênero: Drama, Comédia

Sinopse: Marco Montes (Javier Gutiérrez) é um técnico de um importante time espanhol de basquete que, após uma discussão durante um jogo, acaba provocando um acidente com seu carro e é sentenciado a prestar 90 dias de serviço comunitário. Relutante, ele vira o treinador de um time formado apenas por deficientes mentais e cria um forte e inesperado laço com as pessoas de lá.

Trailer:

29/05: Toubab (2021), 19h40 – Alemanha

Título Original: Toubab

Direção: Florian Dietrich

Roteiro: Florian Dietrich

Gênero: Comédia

Sinopse: Para impedir que ocorra uma deportação iminente, dois pequenos grupos gangsters estão dispostos a fazer qualquer coisa.

Trailer:

31/05: Rouge (2020), 19h40 – França

Título Original: Rouge

Direção: Farid Bentoumi

Roteiro: Farid Bentoumi, Samuel Doux

Gênero: Suspense

Sinopse: Em Rouge, a enfermeira Nour (Zita Hanrot) trabalha para uma fábrica de produtos químicos. Quando ela começa a desconfiar que há uma irregularidade na gestão dos resíduos químicos, ela investigará a fundo para saber até onde esse problema vai. 

Trailer: