O Prof. Dr. Leonardo Martins (UFRN) apresenta quais são as linhas de fomento à pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e outros detalhes sobre a instituição alemã para a qual atua como embaixador, em uma palestra virtual promovida pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). O encontro ocorre na segunda-feira (28/9), às 18h30, com acesso gratuito.

Fundação Alexander von Humboldt, em Bonn. Foto: Humboldt Foundation/Eric Lichtenscheidt

Os interessados em participar da palestra sobre a atuação da Fundação Alexander von Humboldt devem preencher o formulário abaixo para receber o link de acesso à sala que será criada na plataforma Zoom (caso o acesso seja feito por celular, é necessário baixar o aplicativo).

Fundação Alexander von Humboldt (AvH) é a principal instituição pública alemã de fomento à pesquisa científica. Suas bolsas de pesquisa contemplam projetos científicos desenvolvidos por cidadãos alemães em outras partes do mundo, assim como projetos científicos de pesquisadores de outros países a serem desenvolvidos nas instituições universitárias e científicas da Alemanha.

Foi lançado recentemente pela Fundação um programa de bolsas de pesquisa para jovens do Brasil, China, EUA, Índia e Rússia que tenham concluído há pouco tempo sua graduação em qualquer área de conhecimento. No ato de inscrição, os jovens precisam apresentar um projeto a ser executado em instituições alemãs e comprovar ter experiência de liderança em seus respectivos países nos âmbitos da Política, Economia, Imprensa, Administração Pública, Sociedade ou Cultura. O processo seletivo é baseado exclusivamente no mérito e na excelência acadêmico-científicos dos candidatos e de seus projetos.

PÓS-DOUTORADO

As mais tradicionais linhas de fomento à pesquisa da Fundação Alexander von Humboldt, no entanto, são focadas em projetos de pós-Doutorado. Por isso, doutorandos e jovens doutores de qualquer área de conhecimento também vão encontrar informações interessantes na palestra do Prof. Dr. Leonardo Martins (UFRN), que cumpre mandato de três anos como embaixador da Fundação alemã.

Até abril de 2023, o professor do Departamento de Direito Público (DPU) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFRN é responsável, entre outras ações, por formar redes de cooperação entre instituições do Brasil com a Fundação Alexander von Humboldt e outros parceiros na Alemanha.

“Muito além da honra pessoal de representar a Fundação, tenho uma missão muito clara. Em síntese, trata-se de fazer chegar ao conhecimento dos potenciais bolsistas e premiados da Fundação (futuros líderes e membros da elite científica mundial) as muitas possibilidades de fomento e, ao mesmo tempo, motivá-los a compor um projeto de excelência com reais chances de obter êxito nos rigorosos processos seletivos. Para se ter uma ideia, vários premiados com o Nobel foram bolsistas da AvH”, destacou o Prof. Dr. Leonardo Martins em entrevista sobre o trabalho dele como embaixador da instituição alemã.

Palestrante

Leonardo Martins é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em direito (LL.M.) pela Humboldt-Universität zu Berlin (HUB) e doutor em direito constitucional pela mesma HUB. Pós-doutorados pelo Hans-Bredow-Institut (HBI) da Universidade Hamburg, Alemanha, pelo Erich-Pommer-Institut (EPI), da Universidade de Postdam e pelo Humboldt-Institut para Internet e Sociedade (HIIG) e mais quatro vezes pela Humboldt-Universität zu Berlin. Foi docente convidado (Lehrbeauftragter) da Humboldt-Universität zu Berlin (2001-2012). Hoje, é Professor da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e cientista-embaixador da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) no Brasil. Autor e coautor de dezenas de livros e artigos sobre a teoria e dogmática dos direitos fundamentais e jurisdição constitucional comparados.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6963079630876141 .

Últimas obras publicadas: Tribunal Constitucional Federal alemão, vol IV; Tribunal Constitucional Federal alemão, vol III; Teoria Geral dos Direitos Fundamentais e artigos pela Editora GEN-Atlas.

O Centro Cultural Brasil-Alemanha está com matrículas abertas para os cursos de alemão do semestre 2020.2 (as aulas virtuais têm a mesma carga horária que as presenciais). Há turmas dos níveis A1 ao C1, nos modelos regular e intensivo (semi ou super). O CCBA também já divulgou o calendário de provas oficiais de alemão que serão aplicadas a partir de setembro de 2020.