PALESTRANTES & DEBATEDORES

PALESTRANTES

Hartmut RosaProf. Dr. Hartmut Rosa (Jena, Alemanha)

É professor de sociologia geral e teórica na Universidade de Jena na Alemanha. Suas linhas de pesquisa são: diagnóstico do tempo e análise da modernidade, fundamentos empíricos e normativos de uma crítica da sociedade, teorias da identidade e subjetividade, bem como sociologia do tempo e teoria da aceleração. A sua última monografia se chama “Alienação e Aceleração. Esboço de uma teoria da temporalidade moderna tardia” (Alienation and Acceleration. Towards a Critical Theory of Late-Modern Temporality). Uma edição em português está em preparação.

PALESTRANTE - Martin GegnerDr. Martin Gegner (USP / DAAD)

Formou-se como cientista política na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim) e é doutor em sociologia urbana pela Technische Universität Berlin (Universidade Técnica de Berlim). Atualmente é professor visitante no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos e diretor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em São Paulo.

PALESTRANTE - Kathrin RosenfieldProf.ª Dr.ª Kathrin Rosenfield (UFRGS)

Nasceu na Áustria e vive em Porto Alegre desde 1985. Leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Filosofia e Letras). Entre as publicações recentes: Oedipus Rex. The Story of a Palace Intrigue (The Davies Group, Aurora, Colorado, 2013). Traduz atualmente “Uniões” (Vereinigungen), “O Melro” e ensaios de Robert Musil.

PALESTRANTE_Elísio_MacamoProf. Dr. Elísio Macamo (Basiléia, Suiça)

É sociólogo de nacionalidade moçambicana, com doutorado e pós-doutorado pela Universidade Bayreuth na Alemanha, atualmente professor de estudos africanos e diretor do centro de estudos africanos da universidade de Basiléia na Suíça. Os seus temas atuais de pesquisa são a cooperação sul-sul, tecnologia no quotidiano urbano africano e cultura política.

PALESTRANTE - Rodrigo Duarte

Prof. Dr. Rodrigo Duarte (UFMG)

É doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, tendo realizado estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi professor visitante na Universidade Bauhaus de Weimar e na Hochschule Mannheim e é professor titular do Departamento de Filosofia da UFMG. Desde maio de 2006 é presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE) e atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFMG.

 

DEBATEDORES

 

DEBATEDORA - Cynthia HamlinProf.ª Dr.ª Cynthia Hamlin

É Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nas áreas de teoria social e metodologia das ciências sociais. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a relação entre realismo crítico e hermenêutica.

Filipe Campello

Dr. Filipe Campello

É doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt com uma tese sobre a relação entre política e afetos. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Tem publicações no Brasil e no exterior sobre temas como natureza humana e subjetividade, teoria crítica e idealismo alemão.

DEBATEDOR - Erico AndradeProf. Dr. Érico Andrade

é doutor em filosofia pela Sorbonne (Paris IV). Atualmente, ele é coordenador do mestrado em filosofia e professor de filosofia da UFPE bem como membro dos Direitos Urbanos. As suas áreas de interesses são epistemologia, ética e ética aplicada.

 

DEBATEDOR - Luiz AmorimProf. Dr. Luiz Amorim

É arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1982, tendo concluído o PhD em Advanced Architectural Studies na Bartlett School of Graduate Studies University College London, em 1999. É Professor Associado III da UFPE, atuando no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), onde coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2) e o Grupo de Pesquisa de Morfologia da Arquitetura e do Urbanismo. Em 2013, faz parte da comissão de idealizadores e assume a função de Coordenador do Instituto Futuro, unidade de estudos avançados da UFPE. Atuou como professor visitante no Taubman College of Architecture and Urban Planning University of Michigan. Tem sido convidado a proferir palestras em universidades do Brasil e do exterior, como a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. É pesquisador 1B e foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional (CA-SA) do CNPq (2010-2013), membro do Space Syntax International Steering Committee e dos comitês editoriais das revistas Arquitextos, Ambiente Construído (on line), The Journal of Space Syntax (JOSS), Revista de Morfologia Urbana e da Editora FRBH. É membro de comitês revisores de periódicos nacionais e internacionais e editou número especial da revista Urban Design International, com Frederico de Holanda. É consultor ad hoc de diversas agências de fomento, como o CNPq, a CAPES e a Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal. É autor do livro “Obituário Arquitetônico: Pernambuco modernista”, co-autor de “Delfim Amorim-arquiteto”, e co-organizador de “A casa nossa de cada dia” e “Cidades: urbanismo, patrimônio e sociedade”. É membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – ANPARQ.

DEBATEDORA - Ângela Prysthon

Prof.ª Dr.ª Ângela Freire Prysthon

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Critical Theory And Hispanic Studies pela Universidade de Nottingham (1999). Realizou estágio sênior como pesquisadora visitante da Universidade de Southampton, Reino Unido (2012-2013). É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Foi vice-presidente da Compós – Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação no biênio 2005-2007. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e cultura midiática, cidades, cinema mundial, cultura cosmopolita, cinema periférico, pós-modernidade, cultura urbana, cultura latino-americana, teoria crítica e multiculturalismo.

DEBATEDOR - Marcelo Pedroso
Marcelo Pedroso (Jornalista/Cineasta)

É co-fundador da Símio Filmes, coletivo de cinema em Pernambuco. Entre os filmes que realizou estão os longas KFZ-1348 (Prêmio do Júri – Mostra de São Paulo) e Pacific (Melhor longa no CineEsquemaNovo) e os curtas Câmara Escura (Melhor filme no Curta Cinema – RJ) e Em trânsito (Melhor curta brasileiro no Janela Internacional de Cinema do Recife). Mestre em comunicação pela UFPE, trabalha atualmente na finalização do longa-metragem Brasil S.A.

DEBATEDORA - Barbara KreuzigBarbara Kreuzig (Secrtária Executiva da Mulher de Pernambuco)

É arquiteta urbanista, tendo atuado na gestão pública, na área de desenvolvimento, coordenação e acompanhamento da elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento social e de infra-estruturação urbana e ambiental, com financiamentos de entidades nacionais e estrangeiras. Nesse âmbito participou de parcerias e intercâmbios com a Universidade de Berlin e de Hof, na Alemanha. Atualmente exerce a função de secretária executiva da mulher de Pernambuco, coordenando a implantação de projetos de desenvolvimento social, com enfoque em políticas publicas de gênero, envolvendo o setor público, sociedade civil e comunidades, através da utilização de metodologias participativas.

DEBATEDORA - Eliane VerasProf.ª Dr.ª Eliane Veras Soares

É doutora em Sociologia (UnB), com pós-doutoramentodo em Estudos Africanos (CEA-ISCTE-IUL), professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse de pesquisa voltado para o pensamento social no Brasil e a sociologia das sociedades africanas, em especial, sobre literaturas africanas contemporâneas em língua portuguesa.

DEBATEDORA - Cristiana TejoCristiana Tejo (Curadora Independente)

Curadora independente, doutoranda em Sociologia (UFPE) e co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte. É curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolve intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (janeiro de 2009 – outubro de 2011) e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), juntamente com Cauê Alves. Foi Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007- 2008), curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), Curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), Curadora visitante da Torre Malakoff (2003 – 2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Foi curadora da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (Cuba, 2009), co-curou Brazilian Summer Show – Art & the City (Museu Het Domein, Holanda, 2009) juntamente com Roel Arkenstein, Futuro do Presente (Itaú Cultural, 2007) com Agnaldo Farias e Art doesn´t deliver us from anything at all (ACC Galerie, Weimar, 2006) juntamente com Clio Bugel, Charlote Siedel, Paz Aburto e Frank Motz. Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Solo Projects – Focus Latin America (ARCO, Madri, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina (como júri internacional, em Buenos Aires, Argentina, 2011), Salão de Goiás, Salão Arte Pará e do Programa BNB Cultural, entre outras. Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009) e Panorama do Pensamento Emergente (2011).

Debatedora - Bruna PedrosaBruna Pedrosa (Coordenadora de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco)

Graduada em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas e Pós-graduada em Ensino de História das Artes e da Religiões (UFRPE, 2007). Atua nas áreas de produção cultural e curadoria desde 2006. Como gestora pública foi diretora do Museu Murillo La Greca de 2011 a 2013 e atualmente desempenha a função de Coordenadora de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco.