No âmbito da Temporada “Alemanha+Brasil 2013-2014”, será realizado o ciclo de palestras interdisciplinar “Modernizações ambivalentes”, que acontecerá na Fundação Joaquim Nabuco (Derby) em abril e maio de 2014.
A proposta deste projeto, como o título indica, visa debater e repensar interpretações mais consolidadas em torno dos conceitos de “Modernidade” e “modernização” – compreendida, usualmente, como uma gradual transformação em diversos campos da sociedade e dos modos de vida ligados a uma crescente racionalização, industrialização, individuação e secularização. Os diferentes processos de modernização nos casos do Brasil e Alemanha – bem como internamente a esses dois países – sugerem importantes elementos para repensar um conceito fixo de Modernidade.
Com o enfoque na pluralidade de experiências nesses dois países, propõe-se a repensar o próprio conceito de modernização e de suas ambivalências. A partir desta perspectiva, o ciclo de palestras irá discutir, mais precisamente, os seguintes temas:
• Conceitos de modernização, sua história e suas implicações
• Cidade e desenvolvimento urbano
• Processos de modernização no cinema e na literatura
• Dimensões políticas e culturais de desenvolvimento
• Democratização versus fragmentação da arte
O ciclo de palestras é organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Pernambuco.