APRESENTAÇÃO

CURT NIMUENDAJÚ – RECONHECIMENTOS

Ao frequentar a biblioteca popular da cidade onde nasceu, Jena, na Alemanha, Curt Unckel tomou em suas mãos livros que lhe mostraram diferentes mundos. Sendo que um deles, no outro lado do Oceano Atlântico, marcaria sua trajetória anos mais tarde: Era o lugar onde passaria o resto de sua vida e adotaria outro sobrenome. Inspirado pelas leituras sobre os povos indígenas nas Américas, Curt desembarcou no Brasil em 1903, aos 20 anos de idade, para viver experiências que resultariam em um importante legado para a antropologia nacional.

A exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos apresenta a vida e obra deste antropólogo brasileiro de origem alemã em doze etapas. Uma das primeiras remete ao período no qual o pesquisador viveu entre os Apapocuva-Guarani. Durante um ritual na aldeia próxima ao Rio Batalha, em São Paulo, Curt recebeu o sobrenome com o qual assinou seus primeiros trabalhos publicados e que constava nos registros quando, em 1926, o alemão de nascimento optou pela nacionalidade brasileira: Nimuendajú, “aquele que veio a sentar (entre nós)”.

Após o período morando no Sudeste, Curt Nimuendajú passou por outras regiões do País em viagens que incluíram uma breve passagem por Pernambuco, onde visitou os Fulni-ô e Xukuru. Ao longo dos anos em que esteve no Brasil, Nimuendajú fez ao menos 34 pesquisas de campo e é autor de numerosos trabalhos sobre temas da Etnologia, Linguística e Arqueologia indígena.

Para o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), revisitar os estudos e a biografia de Curt Nimuendajú é uma oportunidade para incentivar reflexões sobre a diversidade étnica e cultural do Brasil, bem como sobre a produção de conhecimento sobre o tema. Por isso, junto com a mostra, são promovidos lançamentos de livros, uma mostra audiovisual e uma oficina com grupos indígenas de Pernambuco. Trata-se de não apenas apresentar as contribuições do pesquisador que é uma referência da antropologia, situando-o na linha do tempo como um alemão vivendo entre indígenas no século 20, e considerando as características da antropologia na época, mas também de buscar uma reflexão sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil atual.

A exposição Curt Nimuendajú – Reconhecimentos é uma realização do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea / Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA-UFPE) e Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (DAM-UFPE), com apoio do Goethe Institut, Editora Curt Nimuendajú, Staatliche Kunstsammlungen Dresden, Museum für Völkerkunde Dresden, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Museu Nacional,  Museu do Estado de Pernambuco e  Anaya Produções Culturais.