Relato de experiência de Thaís Vidal, produtora audiovisual da Ponte Produtoras, no DOK Leipzig

Resumo DokLeipzig

Outubro de 2023

Thaís Vidal

A experiência do DokLeipzig em 2023 foi bastante enriquecedora, além de poder assistir a documentários de diversas partes do mundo e, a partir disso encontrar olhares e vivencias outras, pude vivenciar o ambiente de indústria, o que possibilitou abrir novas frentes e negócios enfocados na área do documentário. Além da participação de diversos produtores,  realizadores, festivais e financiadores, o Dok Industry é um espaço para a escuta de experiências e formatos. Pude ouvir experts falando sobre o trato de materiais de arquivo, sobre seus processos com seus personagens e ampliar compreensões de diferentes dinâmicas de realização no âmbito documental.

Destaco o encontro do qual participei com o Dok Incubator, iniciativa da República Tcheca para projetos em pós, que propõe residências artísticas, também aberta a projetos internacionais, para o processo de montagem de filmes de documentário: (https://dokincubator.net) . Na ocasião, a diretora do programa nos forneceu informações valiosas sobre o processo de seleção e de participação na residência, que prevê a presença de direção, montagem e produção para pensar o projeto numa fase tão crucial da pós. Com a presença de mentores experts na área, auxilia a desenhar a audiência e os caminhos para a distribuição e enfoca em consultorias para o corte final do filme, encontrando sua maior potência.

Guardo também um destaque a dois filmes, o Beauty and the Lawyer, da Armênia, dirigido por Hovhannes Ishkhanyan, na competitiva internacional e o The Mother of All Lies, do Marrocos, dirigido por Asmae El Moudir.

O Beauty and the Lawyer acompanha a história de um casal, onde um(a) artista trans Garik/Carabina (ela/ele utiliza os dois pronomes) e uma advogada cis Hasmik se relacionam, dentro de um formato heteronormativo de casamento. Vivenciando o preconceito em um país extremamente duro nesse sentido, o casal enfrenta a sociedade com leveza para viver um amor honesto e verdadeiro e criar seu filho. Uma das protagonistas, a advogada Hasmik, defende direitos LGBTQIA+ em uma organização chamada Pink Armênia. De forma delicada, a direção acompanha um arco temporal na vida do casal, que ao mesmo tempo que performa uma vida padrão de casamento, construção de uma casa e filho, o faz com um respeito e delicadeza sobre suas identidades e seu amor. Destaco que a equipe do filme, no debate, falou sobre a dureza do tema em seu país e a dificuldade por saber se o filme conseguirá ser exibido lá e quais seriam as consequências disso. (https://www.dok-leipzig.de/en/film/beauty-and-lawyer/programm)

Já o The Mother of All Lies, filme marroquino que venceu melhor direção na Un certain Regard, Cannes, este ano e que foi eleito para representar seu país no Oscar, narra, a partir da própria família da diretora, (que levou cerca de dez anos para finalizar o projeto), e, a partir do uso do recurso de animação, através da produção de grandes maquetes e bonecos, uma parte da história do Marrocos e os efeitos políticos e sociais de conflitos armados e violência. A presença forte de um matriarcado e uma dureza de seu país são expostos a partir da figura de sua avó e a reconstrução de um território a partir de seu olhar e de sua história pessoal trazem memórias do país e um retrato da história do Marrocos e das identidades refletidas em sua própria família.  (https://www.dok-leipzig.de/en/film/mother-all-lies/programm)

Imagens e texto: Thaís Vidal

A presença do CCBA – Centro Cultural Brasil-Alemanha no Festival DOKLeipzig foi reforçada ainda com a visita do seu Diretor, Christoph Ostendorf, que assistiu ao documentário ¨Togoland Projections¨ no domingo, 15/10/2023 no cinema ¨Schauburg¨.

Togoland Projections | Togoland Projektionen

Jürgen Ellinghaus | Documentário | France, Germany, Togo | 2023

O documentário

Seguindo os passos do diretor de cinema de Hamburgo, Hans Schomburgk, que viajou pela colônia alemã do Togo, de Lomé ao norte, com sua companheira e atriz Meg Gehrts em 1913, Jürgen Ellinghaus exibe as imagens filmadas então em suas locações no atual Togo. As imagens afirmativas de Schomburgk mostram o trabalho escravo, a humilhação e a arrogância do poder colonial. O material é contrastado pelas anotações romantizadas do diário de Gehrts e outros relatórios coloniais que muitas vezes testemunham uma frieza horrível.

A exibição deste material, nunca antes exibido no Togo, leva o público a refletir sobre a tradição, os estereótipos, o “olhar branco”. Nas aldeias, as imagens coloniais evocam memórias de histórias transmitidas. Na metrópole de Lomé, os jovens cinéfilos lamentam que estas imagens lhes tenham sido ocultadas até hoje e discutem em que contextos deveriam ser exibidas. Mas “Projeções da Togolândia” não mostra apenas o quanto estes documentos e textos dolorosos são necessários no Togo contemporâneo, porque fazem parte da história do país. O filme também demonstra que eles são necessários na Alemanha para que possamos assumir a responsabilidade pela nossa história reprimida e enfrentar o nosso próprio racismo – passado e presente.

Christoph Terhechte

(fonte: https://www.dok-leipzig.de/film/togoland-projektionen/programm)

Trailer: https://www.maxim-film.de/en/

Depois da exibição do filme Christoph Ostendorf teve oportunidade de conversar com o coprodutor togolês do documentário, Sr. Madjé Ayité sobre o filme e possibilidades de cooperações.

Produtora de documentários sediada em Recife participa do mais antigo festival de documentários do mundo (DOK Leipzig)

Texto: Marina Mahmood

A produtora Revoada Filmes, com o apoio do CCBA, irá apresentar seus projetos na Alemanha, durante o Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig.

O longa-metragem pernambucano “Pulso”, produzido pela Revoada Filmes, foi selecionado para participar do Dok Co-Pro market – mercado de cofinanciamento e networking do DOK Leipzig (Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig, na Alemanha). Entre os dias 8 e 15 de outubro deste ano, os produtores e documentaristas da Revoada Filmes, Quentin Delaroche e Victória Álvares, estarão presentes no evento através do apoio do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), que irá custear as despesas de transporte e da estadia dos produtores em Leipzig, na Alemanha.

O CCBA compreende o apoio à produtora como uma forma de estimular a internacionalização do cinema pernambucano, ampliando também a divulgação do DOK Leipzig no Brasil. O centro já vem trabalhando para expandir a cooperação e diálogos na área Audiovisual. Ainda em maio de 2023, promoveu o debate “Perspectivas de internacionalização e retomada do cinema”, que contou com a presença de profissionais do audiovisual pernambucano para dialogar sobre a democratização do acesso ao cinema independente realizado em Pernambuco nos mercados e festivais estrangeiros.

Além disso, o CCBA tem o intuito de dar continuidade à promoção do intercâmbio cultural entre Recife (Pernambuco) e cidades alemãs como Leipzig e o Estado da Saxônia. Em fevereiro de 2023, o centro também apoiou a ida da produtora e realizadora pernambucana Thaís Vidal, da Ponte Produtoras, à Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha). Este ano, Thaís também irá ao DOK Leipzig para participar do mercado de cofinanciamento e networking, dando continuidade à sua articulação no fortalecimento da comunicação entre o CCBA e a produção de cinema europeu.

O Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig, acontece anualmente desde 1955 e é considerado o mais antigo festival de documentários do mundo, além de ser um dos mais importantes festivais dessa categoria globalmente. Durante oito dias, a cidade de Leipzig (no estado da Saxónia, na Alemanha), torna-se polo de exibição de cerca de 250 curtas e longa-metragens em competição e obras de realidade estendida (XR), nas categorias de documentário e filmes de animação.

A programação do evento engloba também o programa de indústria: que enfoca a categoria de filmes documentais, trazendo debates, palestras, master classes, rodadas de negócios para longas-metragens documentais em desenvolvimento com foco em co-produção e “WIP” (work in progress) e também para curta metragens ainda não finalizados no “DOK Short n’ Sweet”. O DOK Leipzig ocupa vários cinemas da cidade, além de outros pontos como a estação central de Leipzig.

Durante a Guerra Fria, o festival tornou-se um dos poucos espaços de intercâmbio entre os cineastas das duas Alemanhas e, em sua programação, costuma trazer produções que tratam de forma crítica temas políticos, propondo a criação de uma plataforma de diálogo que estimule a reflexão sobre a arte e a realidade contemporânea.

“ Uma característica comum a muitos dos selecionados é não abordar diretamente um problema político, mas retratar o impacto dele por meio de um olhar preciso sobre a vida das pessoas.”

(fonte: https://www.dok-leipzig.de/en)

O filme “Pulso”, da Revoada Filmes, aborda a atual conjuntura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco e foi recém premiado como melhor Pitching no Lau Haizetara Forum, durante o Festival Internacional de San Sebastián, na Espanha. A partir da participação no mercado do DOK Leipzig, os documentaristas Quentin e Victória pretendem encontrar meios de financiar as próximas etapas do projeto que ainda está em fase de produção, além de aumentar a rede de contatos profissionais pelo mundo.

“ Ficamos muito felizes com a seleção porque é um festival extremamente conceituado e consolidado e a gente acha que vai ser uma oportunidade ótima para poder trocar com outros profissionais do audiovisual. Mostrar o que estamos produzindo aqui, quais são as nossas intenções de realização e de produção, além de ver o que está sendo realizado no mundo. Mesmo que aconteça na Alemanha, a gente sabe que é um espaço de troca global. E para nós, é muito importante nessa fase inicial do projeto, encontrarmos parceiros estratégicos: eventuais coprodutores, curadores de festivais, agentes de vendas, distribuidores internacionais, fora outros colegas (diretores e produtores), para a gente ir fortalecendo essa rede de contatos…”, diz Victória.

Victória e Quentin acompanham há alguns anos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e contam que a ideia do documentário é de trazer um pouco da história desse movimento em Pernambuco, uma parte das imagens já foram captadas, além disso, haverá imagens de arquivo em VHS do movimento. A produção fala também sobre uma mudança nas estratégias do movimento, que atualmente abarca ações também nos ambientes urbanos e na política:

“… historicamente é um movimento que luta no campo, ocupando terras improdutivas para pressionar o estado para redistribuir terras e fazer a reforma agrária. Ao longo da história, as ações do movimento se concentravam nas ocupações de terra, né… E a gente observou uma mudança no movimento atualmente, que tem feito um trabalho mais urbano nos últimos anos. Com a solidariedade durante a pandemia e em 2022 com a decisão de lançar 15 candidaturas pelo Brasil todo. E a gente acompanhou um pouco a candidatura de Rosa Amorim (deputada estadual) aqui em Pernambuco, que foi vitoriosa.”, diz Quentin Delaroche.

> CONFIRA O TRAILER DO DOCUMENTÁRIO “PULSO”:

https://revoadafilmes.com/pulsohttps://revoadafilmes.com/pulso

Além do documentário “Pulso”, a Revoada Filmes possui outros projetos em andamento. Atualmente a dupla está na etapa de finalização do filme “Tijolo por tijolo”, uma obra produzida durante a pandemia da COVID-19, que acompanha o cotidiano de Cris – uma mulher que mora no bairro do Ibura, na periferia da cidade do Recife, em Pernambuco. A produção já vem ganhando espaço nos mercados audiovisuais, sendo um dos 5 projetos selecionados da América Latina para participar do CineMundi (em Belo Horizonte) em Setembro de 2023 e foi apresentado durante o “meeting” do Doc Montevideo. Quentin comenta um pouco sobre a temática do filme:

“A gente acompanhou Cris e sua família durante dois anos. Quando a encontramos, ela estava grávida do quarto filho, uma gravidez não planejada. Ela estava desempregada em meio à pandemia, ela e o marido estavam desempregados. Viviam com os três filhos numa casa que estavam tentando reconstruir porque ameaçava desabar. Então, era uma situação bem complicada. E no meio disso tudo, ela também tenta ressignificar essa gestação, além de tentar conseguir uma laqueadura pelo SUS. Tudo isso ainda tentando trabalhar como micro influenciadora digital. Agora estamos finalizando o filme e a gente pretende lançar provavelmente no começo de 2024. Esse é um dos outros projetos que a gente tem.”

> CONFIRA O TRAILER DO DOCUMENTÁRIO “TIJOLO POR TIJOLO”:

https://revoadafilmes.com/tijolo-por-tijolo

Além dos filmes em andamento (“Fronteiras”, “Pulso” e “Tijolo por tijolo”), a produtora já lançou dois longas, um deles chama-se “Bloqueio” e fala sobre a crise política e econômica no Brasil em maio de 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros e parte da população pediu por intervenção militar no país. O filme estreou na competição do Festival de Brasília e internacionalmente no principal festival de documentários do Reino Unido (Sheffield DocFest). A Ponte Produtoras, da qual Thaís Vidal faz parte, assina a produção de “Bloqueio” e também do filme “Camocim”, lançados pela Revoada Filmes.

“Foi uma experiência muito boa, muito interessante mostrar o filme lá, apresentando essa realidade brasileira que fazia eco com algumas situações na Europa, com várias situações de movimentos sociais e da ascensão da extrema direita na Europa.”, comenta Quentin.

> CONFIRA O TRAILER DO DOCUMENTÁRIO “BLOQUEIO”: https://revoadafilmes.com/bloqueio

CONFIRA OUTRAS PRODUÇÕES DA REVOADA FILMES (SITE): https://revoadafilmes.com

Quentin Delaroche

Quentin Delaroche dirigiu, junto com Victória Alvares, “Bloqueio” (76’, 2018) que estreou na competição do festival de Brasília e, internacionalmente, no Sheffield Doc/Fest. Dirigiu também “Camocim” (75’, 2017) que estreou no festival de Málaga, ganhou o prêmio Encuentros no festival de Miami e entrou no circuito comercial com a Sessão Vitrine. Na França, Quentin dirigiu “Marie, the cancer tamer” (53’, 201) e “Nomad’s land” (52’, 2014).

Victória Álvares

Victória Álvares é uma documentarista e produtora pernambucana. Seu primeiro longa-metragem, “Bloqueio”, em co-realização com Quentin Delaroche, estreou na competição do festival de Brasília, internacionalmente no Sheffield Doc/Fest. O filme participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais antes de ser distribuído em salas no circuito comercial. Atualmente está finalizando o longa “Tijolo por tijolo”, a série “Fronteiras” e desenvolvendo o longa “Pulso”.

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