Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Confira o trailer do filme Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx


Documentário Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx, dirigido por João Vargas Penna, mostra a arte e personalidade do paisagista brasileiro, que morou no Recife e na Alemanha. Assista ao trailer.

 

Foto: Reprodução do cartaz.

O documentário Paisagem, um olhar sobre Roberto Burle Marx mostra a arte e personalidade do paisagista brasileiro, que morou no Recife e na Alemanha. O filme dirigido por João Vargas Penna foi selecionado para a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e é exibido na capital paulista nos dias 24, 25 e 28 de outubro. A estreia nacional está marcada para o dia 15 de novembro.

O próprio Burle Marx explica no filme como teve início a coleção botânica dele. Além do material de arquivo, o documentário tem imagens atuais de obras do paisagista pelo Brasil, com destaque para o Sítio Burle Marx, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro; a fazenda Tacaruna, em Vargem Grande (RJ); a Praça Euclides da Cunha, no Recife; e o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Ex-assistente, sócio e parceiro de Burle Marx em vários projetos, como a orla de Copacabana, o arquiteto e paisagista José Tabacow participou do longa-metragem.

Brasil-Alemanha

Filho de um alemão e uma pernambucana, Burle Marx nasceu em São Paulo. Mas o arquiteto, paisagista e artista também passou parte de sua vida na Alemanha e no Recife, onde trabalhou à frente do Setor de Parques e Jardins do Governo do Estado e criou mais de 10 jardins públicos. O estado atual das obras de Burle Marx foi tema de uma edição do Kulturforum realizada em agosto pelo CCBA.