Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Animage oferece três oficinas de cinema de animação no Recife


O Festival Internacional de Animação de Pernambuco - Animage promove três oficinas sobre cinema de animação na Caixa Cultural Recife, de 15 a 19 de outubro. Os temas deste ano são: Protagonistas - Personagens Femininas para Stop Motion, com a cineasta mineira Giuliana Danza; Animação Projetada Na Cidade, com o diretor André Catoto de São Paulo; e Animação Stop Motion com o cineasta alemão Jonatan Schwenk. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do evento até sexta-feira (5/10).

Jovens e adultos são o público alvo e, em dois casos, não é necessário ter experiência prévia com animação. Para cada oficina são oferecidas 15 vagas e elas têm duração de cinco dias (os horários são detalhados abaixo). O festival também realiza uma etapa educativa com acesso exclusivo para crianças internadas nos hospitais Agamenon Magalhães e Imip.
 
A programação do 9º Animage ocorre de 12 a 21 de outubro de 2018. Ela é composta por uma mostra competitiva de curtas-metragens e sessões especiais de curtas e longas-metragens como a Mostra Parque, na qual os filmes são exibidos ao ar livre em locais públicos. Os realizadores também compartilham seus conhecimentos em debates e masterclasses.
 

OFICINAS ANIMAGE 2018

 
Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Fone: 3425-1915)
 
PROTAGONISTAS - PERSONAGENS FEMININAS PARA STOP MOTION
 
Com Giuliana Danza (MG)
 
Horário: das 9h às 13h
 
Indicação: mulheres a partir dos 18 anos, não é necessário experiência em animação.
 
Conteúdo: a oficina busca a representatividade feminina no cinema de animação, além de despertar o interesse nesta arte. Apresenta conceitos, técnicas e materiais utilizados no processo de construção de personagens para stop motion com silicone, levando as alunas à aprenderem na prática como criar uma protagonista forte e representativa.
 
ANIMAÇÃO PROJETADA NA CIDADE
 
Com André Catoto (SP)
 
Horário: das 14h às 17h
 
Indicação: público geral, não é necessário experiência em animação.
 
Conteúdo: a oficina tem o objetivo de experimentar a animação em outras possibilidades de suporte, utilizando a cidade como janela. Os participantes poderão, de forma prática, contar histórias e dialogar com o local projetado, priorizando discussões sociais.
 
ANIMAÇÃO STOP MOTION
 
Com Jonatan Schwenk (Alemanha)
 
Horário: das 9h às 12h
 
Indicação: pessoas com conhecimento básico em stop motion
 
Conteúdo: oficina objetiva aprofundar conhecimento na técnica de stop motion, explorando a confecção de bonecos, desenvolvimento do movimento e filmagem.