DIA 20/10 (terça-feira)

Colóquio
Economia Solidária na Alemanha e no Brasil – Investigações sócio-filosóficas

  • Dr. Bastian Ronge (HU-Berlin) debate: Economia solidária como forma de vida. Uma aproximação sócio-filosófica 

Nascido em 1980 em Bielefeld/Alemanha, Dr. Bastian Ronge estudou Filosofia, Sociologia e Literatura nas universidades de Freiburg, Roma e Berlin. Doutorou-se em 2012 com um trabalho sobre Adam Smith e Michel Foucault na Freie Universität Berlin (FU-Berlin). Suas pesquisas giram em torno da filosofia do iluminismo e de uma teoria crítica da economia. Atualmente trabalha com a Profa. Rahel Jaeggi no Instituto de Filosofia da Humboldt Universität zu Berlin.

  • Prof. Dr. Filipe Campello (UFPE) debate: Liberdade e solidariedade institucionalizada

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Filosofia pela Goethe-Universität Frankfurt (2013) com uma tese sobre a relação entre afetos e instituições em Hegel. Participou também de projetos de pesquisa em filosofia política e do grupo de estudos em teoria crítica no Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt. Tem publicações no Brasil e no exterior sobre temas como natureza humana, subjetividade e teoria crítica. As áreas de interesse compreendem filosofia social e política, idealismo alemão, teoria crítica e estética. (Informações disponibilizadas pelo autor na Plataforma Lattes)

  • Prof. Dr. Thiago Dias (UFRN – Natal) debate: Relações Econômicas Solidárias: a Economia Solidária a partir da sociologia econômica

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). De 2010 a 2013 foi professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). De 2012 a 2013 foi coordenador da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE). Desde janeiro de 2014 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFRN (2014-2016). Pesquisador colaborador do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco (NECSO/UFPE) e da Incubadora OASIS/UFRN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e políticas públicas, participação, desenvolvimento rural, agricultura familiar, gestão social e economia solidária. (Informações disponibilizadas pelo autor na Plataforma Lattes)

  • Tina Pagel (Diretora da Betacoop eG Leipzig) debate: Mais para todos? A proposta da Economia do Bem Comum como modelo econômico alternativo 

Nasceu em 25/02/1981, sócio-fundadora e diretora da Cooperativa Betacoop, estudou Arte e Biologia (Licenciatura) e vive em Leipzig desde 1999. Atualmente é Diretora da Betacoop e responde pelas áreas de compras, comércio e produção. Ela dedica-se, sobretudo, ao desenvolvimento de novos produtos e modelos de comercialização baseados na Economia de Bem Comum.

Na sua palestra ela apresentará o modelo da Economia de Bem Comum e de empreendedor social. Ela relatará as suas experiências na prática demonstrando desafios e limites. Até que ponto uma empresa social pode atuar diferentemente? A organização coletiva traz avanços ou um desgaste burocrático? As experiências econômicas são expressões de hedonismo e estilo de vida ou início de uma transformação? Estamos construindo alguma sociedade paralela? Estamos alcançando pessoas fora da cena alternativa? Como devem ser modelos econômicos alternativos para obter sustentabilidade?

 

DIA 21/10 (quarta-feira)

Workshop
Construindo alternativas econômicas sociais, solidárias e sustentáveis

  • Profa. Dra. Ariádne Scalfoni Rigo (UFBA) apresenta: Moedas Sociais e Bancos Comunitários no Brasil

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Atualmente é professora da Escola de Administração da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Administração (NPGA). Pesquisa e atua nas áreas Organizações, Gestão e Controle Social. Especificamente, se interessa pelos temáticas relacionadas às Políticas Públicas em Economia e Finanças Solidária, Moedas Sociais e Desenvolvimento de Territórios. É membro da Incubadora Tecnológicas de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES/UFBA). (Informações disponibilizadas pela autora na Plataforma Lattes)

  • Diego Galvez (Diretor da Betacoop eG Leipzig) apresenta: Making good use of money. Financial Alternative Policies: Scalability and widespread Solidarity  – Fazendo bom uso do dinheiro. Políticas financeiras alternativas: escalabilidade e solidariedade global 

Nasceu em 21/11/1971 na Espanha, sócio fundador e um dos diretores da Cooperativa Betacoop, estudou Matemática e é especialista em Usabilidade. Tem experiência profissional numa grande empresa de telecomunicações, vive em Leipzig desde 2011. Na Betacoop responde pelas áreas de administração, informática & tecnologia. Seu foco consiste na pesquisa e no desenvolvimento de modelos alternativos de financiamentos.

Na palestra Diego analisará os desafios com os quais empreendedores/as sociais se defrontam: a lógica dos bancos convencionais e a política restritiva de concessão de créditos, problemas de escalabilidade e crescimento de empresas sociais, modelos alternativos e dinâmicos de financiamento.