Há poucas semanas, em Berlim, Alemanha, o congresso internacional Solikon reuniu diversos atores e organizações da sociedade civil para debater alternativas econômicas solidárias face à crise econômica na Europa. O CCBA realizou a cobertura do evento através do Blog Social, Solidário e Sustentável (acesse aqui –http://www.ccba.org.br/social&solidario&sustentavel/).

Em outubro, com o objetivo de estimular diálogos e cooperações entre o Brasil e a Alemanha o CCBA promove a Semana da Economia Social & Solidária & Sustentável com eventos nos dias 20, 21 e 24.

A procura de novos modelos econômicas se dá hoje, sobretudo, em função da crescente precariedade e informalidade das relações de trabalho, da percepção que o atual sistema econômico gera destruição e morte – assim constatado pelo Papa Francisco – e da experiência que uma vida feliz depende não só de uma remuneração justa, mas também de uma melhor qualidade do trabalho.

O que se experimenta atualmente no campo da Economia Solidária são ensaios de alternativas que questionam e provocam o sistema econômico atual.

Nesse sentido, a Semana de Economia Social & Solidária & Sustentável é formada por três momentos de reflexão, debate e informação: o Colóquio Economia Solidária na Alemanha e no Brasil – Investigações sócio-filosóficas (20/10) com enfoque teórico, o Workshop Construindo alternativas econômicas sociais, solidárias e sustentáveis (21/10) que debaterá questões e propostas práticas e a Feira de Projetos da Economia Social, Solidária e Sustentável (24/10) com stands de projetos com objetivo de criar contatos entre atores da Economia Solidária e informar a um público mais amplo sobre propostas e produtos de diversos grupos.

O colóquio e o workshop terão como público alvo pesquisadores, atores e estudantes da Economia Social & Solidária & Sustentável. Ambos os eventos tem vagas limitadas (30), motivo pelo qual haverá um processo de seleção dos participantes a partir da inscrição pelo site www.ccba.org.br.*

A Feira de Projetos da Economia Social, Solidária e Sustentável terá exposição e espaço de troca de conhecimentos de experiências de referência brasileiras. A feira acontece no sábado (24) das 9h às 17h no CCBA e é aberta ao público.


Serviço:

 O que: Semana de Economia Social & Solidária & Sustentável

♦  Colóquio:
Economia Solidária na Alemanha e no Brasil – Investigações sócio-filosóficas  (20/10/2015)
downloadProgramação 

♦  Workshop:
Construindo alternativas econômicas sociais, solidárias e sustentáveis (21/102015)
download
Programação

♦  Feira de Projetos da Economia Social, Solidária e Sustentável (24/10/2015)

Onde: Centro Cultural Brasil – Alemanha

Rua do Sossego, 364 – Boa Vista, 50.050-080, Recife – PE

 Mais informações e inscrições: Christoph Ostendorf (christoph@ccba.org.br)

Realização:

CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha
UFPE – NEFIPE
UFRN – PPGP
UFBA – Escola de Administração

Apoio:

DAAD – Deutscher Akademischer Austausch Dienst / Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Goethe-Institut
Brasilieninitiative Freiburg e.V.
Bio Fair Trade

* As apresentações e os debates do Colóquio e do Workshop serão disponibilizados posteriormente aos interessados.