Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

CCBA apresenta Mostra de Curtas-Metragens alemãs na Semana da Língua Alemã 2022


Como parte integrante da programação oficial da Semana da Língua Alemã no Recife, o Centro Cultural Brasil-Alemanha promove, nesta quarta-feira, 15, às 18h, a Mostra de filmes “Short Export - Made in Germany 2022”. Os filmes dispõem de legendas em português. O evento será presencial e aberto ao público.

 

O projeto resulta de uma cooperação franco-germânica entre AG Kurzfilm - Associação federal da Alemanha de curtas-metragens, German Films, o Goethe-Institut Lyon, o Festival International du Court Métrage Clermont-Ferrand, e o Kurzfilm Agentur Hamburg.
 
Cursos de Inverno – CCBA oferece cursos (super)intensivos de alemão em julho para iniciantes e níveis básicos
 
Serão exibidos seis filmes atuais, os quais foram selecionados entre mais de 400 filmes alemães apresentados ao Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e fornecem uma visão artístico-estética da diversidade conteudística das produções audiovisuais, em curta-metragem, alemãs.
 
 

Serviço

 

Data: 15, junho;
Horário: A partir das 18h;
Local: CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha Rua do Sossego, 364 – Boa Vista, Recife;
Entrada: aberta ao público interessado e entrada gratuita.

 
 

SINOPSE DOS CURTAS-METRAGENS EM EXIBIÇÃO

 

Assista aqui o trailer e clique aqui para acessar as sinópses em alemão e português.


ANNA
Julia Roesler | Dokumentarfilm | 18'

 
Anna se lembra das histórias de sua infância, contadas tantas vezes que se tornaram autodescrições. Anna como uma criança gorda na aula de balé, Anna com uma família amiga em Veneza, Anna como uma adolescente na discoteca. Essas memórias fazem parte de uma identidade que é definida pelo seu corpo gordo e pelo pensamento imposto de que isso seria um defeito.


LOWER AMBITIONS
Irem Schwarz | experimenteller Dokumentarfilm | 7'
 
Em 1932, o magnata dos meios de comunicação e nacionalista alemão Alfred Hugenberg cunhou a frase “O bem-estar social é o que cria empregos”. No final da década de 1990, o senso comum do inimigo como sendo “preguiçoso” e “anti-social” passou novamente a ser usado com destaque na televisão privada: Os programas de entrevistas da tarde moldaram a Agenda 2010?
 

SIRENS
Ilaria Di Carlo | experimenteller Dokumentarfilm | 13'
 
SIRENS mostra usinas elétricas alemãs movidas a carvão em seus útimos anos de atividade. O filme nos leva a uma viagem por paisagens industruiais abandonadas, lembrando a travessia de Odisseu pelo Estreito das Sereias. Uma odisséia por paisagens de um promissor futuro que se tronaram distopia e uma marca permanente na ecosfera terrestre.
 
 
JEIJAY
Maren Wiese, Petra Stipeti? | Animationsfilm | 8'
 
JEIJAY começa onde a maioria dos filmes de amor termina. O filme é sobre duas pessoas que tentam suprimir o lento, mas incontrolável declínio de seu relacionamento. Presos no isolamento de seu pequeno apartamento, a fachada de uma vida amorosa feliz se desmorona cada vez mais.
 
 
DAS EINHORN MIT DER SCHNEEHOSE RANNTE PLÖTZLICH LOS
Philipp Schaeffer | Dokumentarfilm | 18'
 
O documentário explora os mundos de fantasia de três crianças cegas. O filme apresenta-nos crianças, para as quais a cegueira é uma forma alternativa de normalidade e não uma deficiência. Cotovias, telefones e contos desempenham seu papel.
 
 
WARUM BEGEHT HELEN KOCH SCHWEREN KRAFTWAGENDIEBSTAHL?
Moritz Geiser | Spielfilm | 22'
 
A rabugenta professora Helen e a estigmatizada aluna problemática Mia têm uma coisa em comum: ambas odeiam o papel dado a elas pelo sistema escolar. Quando um conflito supostamente inofensivo se agrava, começa uma viagem noturna por Berlin guiada pela busca do físico num mundo cada vez mais alienado e virtual.