Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Maio celebra o Mês da Europa no Nordeste


No Recife, o CCBA participa com a exposição Artist Statements, a partir de 02/05. Salvador, Fortaleza, Maceió e Aracajú são outras capitais que sediam diversos eventos ao longo do mês.

A cada ano, a data de 9 de maio celebra o Dia da Europa, em que se comemora a declaração de Robert Schuman de 1950, considerada como o texto fundador da construção europeia. Ao longo do mês de maio, portanto, os parceiros europeus se reúnem para o Mês da Europa, celebrando seu vínculo comum em torno do respeito da dignidade humana e dos valores da democracia, do Estado de Direito, da diversidade cultural e do plurilinguismo. No mundo inteiro, a União Europeia está engajada pela defesa desses valores.

No contexto da presidência francesa do Conselho da União Europeia, os consulados gerais da França e da República Federal da Alemanha em Recife e o Consulado da Itália em Recife, bem como os consulados gerais da Espanha e de Portugal em Salvador, mobilizam diversos parceiros culturais, educativos e universitários no Nordeste para organizar uma série de eventos ao longo do mês de maio celebrando a Europa. A partir de 2 maio, as cidades de Aracaju, Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador serão palco de exposições, palestras, bate-papos, conferências, concursos e feiras gastronômicas.

O Centro Cultural Brasil e Alemanha (CCBA) participa com a Exposição Artist Statements (“Künstlerstatements”) que estreia dia 2 de maio de 2022, com participaçao virtual de artistas que participaram do projeto. Os visitantes podem ir até sede do CCBA  até o dia 31 de maio para conferir a mostra de cartazes. A entrada é gratuita. 

Fortaleza, Recife e Salvador recebem uma Mostra de Cinema Europeu, com a participação das Alianças Francesas, dos Institutos Cervantes, do Instituto Goethe, do Consulado da Itália, do Consulado Geral da Alemanha e da Universidade Federal do Ceará. Destaca-se a exibição de uma produção cinematográfica ucraniana, além de outros filmes europeus.

Outro ponto alto do Mês da Europa no Nordeste será a Noite das Ideias, evento organizado pelo Instituto Francês e pela Embaixada da França, no dia 12 de maio, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Com a temática “Re-construir juntos”, os participantes irão celebrar a livre circulação de ideias, experimentando, em uma mesma noite, novos formatos de debates reveladores da diversidade de culturas e de opiniões.

Para consultar a programação completa e as instituições parceiras, confira AQUI.