Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

CCBA promove três mostras de curtas-metragens alemães nos dias 11 e 12 de dezembro


Saiba como assistir aos filmes das mostras Emerging Artists, Kurz.Film.Tour2021 e Short Export

Favoriten (Áustria/Alemanha, 2019), de Martin Monk

 

Uma oportunidade para conferir exemplos da produção contemporânea de curtas-metragens alemães. É o que o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) oferece neste sábado (11/12) e domingo (12/12) ao promover em parceria com a AGKurzfilm exibições de três mostras com acesso gratuito, sendo uma nas versões online e presencial e outras duas com sessões exclusivamente online para pessoas do Brasil e de Moçambique.

A programação começa com a mostra Short Export. Ela pode ser vista tanto pela internet, das 14h às 18h, quanto presencialmente, das 18h às 20h, em uma sessão realizada na sede do CCBA. Para depois da exibição, está previsto um bate-paop com a produtora, pesquisadora e professora universitária Sabrina Tenório.

Já as mostras Emerging Artists e Kurz.Film.Tour2021 podem ser conferidas pelo público do Brasil e de Moçambique no domingo (12/12), respectivamente, das 14h às 16h e das 16h às 18h. A ação faz parte de um diálogo que está sendo construído entre o CCBA e agentes culturais de Maputo.

Para assistir aos filmes pela internet, basta inserir a senha indicada para cada mostra nos dias e horários determinados.

 

SHORT EXPORT

 

Sábado (11/12), das 14h às 18h (Brasília) e das 19h às 23h (Maputo). 

Senha: ShortExport@Recife_Maputo
 

 

Inndependence (Alemanha, 2020)
Direção: Michael Schwarz

Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária...
Documentário, 17min.

 

Wochenbett(Postpartum, Alemanha, 2020)
Direção: Henriette Rietz

Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.
Animação, 5min.

 

Der übers Meer kam(The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)
Direção: Jonas Riemer

Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.
Animação documental, 11min.  

 

Seepferdchen(Seahorse, Alemanha, 2020)
Direção: Nele Dehnenkamp

Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.
Documentário, 16min.

 

Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)
Direção: Frédéric Schuld

Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.
Animação, 5min.

 

Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)
Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch

Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!
Ficção, 30min.

 

 

PROGRAMM EMERGING ARTISTS

 

Domingo (12/12), das 14h às 16h (Brasília) e das 19h às 21h (Maputo).

Senha: EA2021*Recife*scre3n1212 
 

 

Flüssige wesenszüge einer Bildapparatur (Liquid traits of an image apparatus, Alemanha, 2019)
Direção: Vera Sebert

Sinopse: Em uma tela de cinema, essas imagens são afastadas de seu significado inicial. Como uma estrutura rizomática aleatória, uma montagem de interfaces minimalistas de usuários segue a timeline do filme. Nossa própria percepção corporal e nossa interperpretação formada pelas condições da mídia se tornam protagonistas em um filme sem narrativa.
Animação experimental, 7min22s.

 

Nicer, soon (Alemanha/Israel, 2019)
Direção: Julius Weigel

Em Nicer, soon, um narrador compartilha duas memórias. No processo de repetição em círculos, elas parecem carregadas por ideias românticas da cultura pop. As imagens nesse take único são descritas em movimento circular, levando ao entendimento de que todos são o centro de seu meio.

Ficção experimental, 11min.

 

Beasts of no nation (Alemanha, 2019)
Direção: Krzysztof Honowski

Um ensaio sobre multidões, nacionalismo e a solidão das montanha-russas. Nascido em Londres, filho de imigrantes poloneses, Krzysztof Honowski está muito confuso sobre o que está acontecendo na Inglaterra e Polônia atualmente. Ele e a atriz Laura Sundermann criaram uma paródia de uma grande narrativa que “fala por uma geração”.
Ficção experimental, 9min28s.

 

If there is love, you will take it (Alemanha, 2020)
Direção: Daniel Hopp

Como animais falantes de brinquedo, nos sentamos lá e conversamos, todos os dias. Nós falamos emu ma linguagem de copia e cola. Não sabemos ainda o que teremos dito. Em “Istambul” é arriscado – como estar em uma viagem “Scarface”. Pode funcionar, pode falhar, assim como manter um papel.
Ficção, 10min45s.

 

Centauress (Alemanha, 2020)
Direção: Deniz Simsek

2003, imagens de arquivo da televisão, o futuro president da Turquia fala ao seu pobo. Gênero – uma memória particular, 2º ano, o pátio da escola em Üsküdar sobre o céu azul. Uma melodia cativante de um comercial de suco. Em um instante de lembrança, sua memória o faz cair em seu próprio tempo e espaço.
Documentário experimental, 8min15s.

 

From my desert (Alemanha, 2019)
Direção: Veneta Androva

O jovem investidor está em êxtase por causa do encontro. Então ele trava, Martin, lindo, atraente, excitante. É quase como amor. Mas será que o relacionamento pode durar?
Animação, 14min16s.

 

Letters from Silivri (Alemanha, 2020)
Direção: Adrian Figueroa

Letters from Silivri baseia-se em cartas do filantropo e intelectual Osman Kavala para documentar o período em que ele ficou preso.
Documentário experimental, 15min51s.

 

Top down memory (Alemanha, 2020)
Direção: Daniel Theiler

O filme aborda a manipulação histórica no contexto da reconstrução do Palácio da Cidade de Berlim. Partindo das confusões envolvendo uma alegada proclamação de uma república socialista de uma das varandas do edifício em 1918, o filme examina outros eventos políticos que aconteceram no local.
Experimental, 12min20s.

 

KURZ.FILM.TOUR2021

 

Domingo (12/12), das 16h às 18h (Brasília) e das 21h às 23h (Maputo).

Senha: KFT2020*_brasil#1212
 

 

Meeting(Alemanha, 2020)
Direção: Jannis Alexander Kiefer

Graças ao coronavírus, até mesmo reuniões importantes agora acontecem apenas online. Nenhum problema para Sydney e Schmittke, porque eles se prepararam: com garrafas de plástico nas calças, eles podem aguentar horas se necessário. Mas logo eles perdem o controle da situação para os colegas Müller and Westlake. Logo, os dois homens percebem quem realmente toma as decisões e que os “pênis” de garrafa de plástico não vão ajudá-los.
Ficção, 9 min.
 

Favoriten (Áustria/Alemanha, 2019)
Direção: Martin Monk

Após uma discussão com a mãe, a rebelde Sofia coloca algumas coisas apressadamente na mala e vai embora. Com o vago objetivo de encontrar o pai biológico, ela quer ir de carro para a Itália e consegue uma carona com o engenheiro Michael. Começa uma viagem marcada pela desconfiança.
Ficção, 18 min.
 

Just a guy(Alemanha, 2020)
Direção: Shoko Hara

Anos de intimidade sem um único toque. Fotos eróticas no corredor da morte... Três mulheres contam sua relação com Richard Ramirez, um assassino em série e estuprador preso nos anos 1980. O que essas três mulheres procuram? Quão estranhas e obsessivas, quão próximas e compreensíveis são as cartas e as emoções compartilhadas na retrospectiva delas?
Documentário em animação, 15min.

 

Land of glory(Alemanha, 2020)
Direção: Borbála Nagy

Uma escola em algum lugar da Hungria. Uma aula comum de literatura para alunos meio mal preparados. Um dia aparentemente comum, exceto pelo fato de que uma visita do primeiro-ministro se aproxima. A secretária da escola, dona da festa, tenta manter tudo sob controle. Especialmente o bolo feito para a celebração, que não cabe na geladeira. Enquanto a equipe da cozinha tenta resolver o problema, Márti, uma jovem de 17 anos que deveria fazer o discurso de boas-vindas, relutantemente prepara a pequena revolução dela.
Ficção, 27min.
 

In den Binsen(Alemanha, 2020)
Direção: Clara Zoë My-Linh von Arnim

É de manhã cedo na floresta da Baviera. Christoph, com uma ressaca terrível, aninha-se ao lado de sua mãe em um assento alto. Enquanto ela avista um cervo, Christoph pensa em colocar seu plano em ação. O plano era se revelar para a mãe; entretanto, agora esse não parece mais ser o momento certo. Christoph checa se há vestígios de álcool no hálito, se anima e inicia a conversa quando, de repente, Monika atira no cervo. Dá tudo errado e o amigo de Christoph, Arthur, também anuncia sua chegada.
Ficção, 6 min.