Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Cantora Bella Schneider se apresenta em show lançado pelo CCBA na internet


Pernambucana, que ficou conhecida nacionalmente ao participar do programa The Voice Brasil (Globo), lançou seu primeiro CD em 2020

Bella Schneider na capa do single Déjà Vu.
 
Foto: Johann G. Schneider e Tiago Selva
Texto: Eugênia Bezerra
 
 
O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) promove uma apresentação da cantora e compositora Bella Schneider que vai ao ar no sábado (27/02), às 19h, pelo canal do espaço cultural no YouTube. Para esse pocket show especial, a pernambucana preparou versões acústicas para músicas de alemães como Tim Bendzko e Phillip Poisel e de artistas de outros países, como a norte-americana Lady Gaga e a inglesa Dua Lipa. Também fez versões para composições próprias que integram o primeiro álbum de estúdio dela. Lançado em novembro de 2020, "ELA" está disponível em várias plataformas de streaming.
 
“O processo de fazer o setlist para esta live acabou sendo muito natural para mim. Fiz uma mescla de músicas de outros artistas com as minhas. Bem ‘popzeira’, que é uma palavra com que defino meu estilo, justamente por ser uma mistura como pessoa, como artista. Cada pessoa acaba sendo resultado de uma mistura e este é um belo resumo da minha”, comenta Bella Schneider.
 
Parte dessa mistura se dá pelo fato de que a artista tem familiares alemães, como é possível imaginar por causa do sobrenome desta pernambucana. Bella Schneider já morou no país europeu e, em 2020, tornou-se Alumni CCBA para aprofundar seu conhecimento do idioma. Essa é, por sinal, uma escolha comum entre pessoas que têm familiares em outros países ou mesmo que passaram a infância nestes lugares, pois assim elas podem estudar questões gramaticais específicas, por exemplo (o CCBA oferece no semestre 2021.1 cursos para todos os níveis de alemão de forma online com padrão presencial, isto é com carga horária e conteúdo iguais aos cursos presenciais e com presença de professores em tempo integral).
 
Tão importante na vida de Bella Schneider, a música faz parte do processo de aprendizado da artista. “Ouvir músicas é uma coisa que sempre me ajudou muito ao aprender línguas. Conhecer a arte do país no geral, pois acho que é uma maneira mais natural de se aproximar da cultura do outro. Para mim, a música é um dos principais caminhos. Mesmo eu tendo a família alemã, ouvir música é um meio para compreender melhor outros sotaques, as gírias atuais, e prestar atenção a vários outros detalhes”, ressalta a pernambucana.
 
Bella Schneider, que também canta em inglês e espanhol, compôs recentemente uma homenagem para a sua Oma / avó, Christina Petronella Schneider. “O nome da música é SEI DU SELBST, seja você mesma foi um dos últimos conselhos que minha Oma me deu. Sou muito apaixonada pela cultura alemã, desde pequena. Fiquei muito feliz com o convite do CCBA para fazer uma apresentação com esse formato e apresentar minhas músicas, que são muito novas e já estão ganhando uma versão acústica, com voz e violão, ou voz e piano. O álbum saiu em novembro e nosso mercado tem sido muito afetado pela pandemia, então gostaria de falar sobre o quanto é importante ter ações como essa do CCBA para apoiar a cultura neste momento que a gente está vivendo. Ainda não acabou, ainda não dá para fazer tudo normalmente. E por isso é muito importante incentivar essa postura e reverberar essa mentalidade Brasil afora”, afirma a artista.
 
Nascida no Recife, Bella Schneider ficou nacionalmente conhecida ao participar da quarta temporada do programa The Voice Brasil (Globo, 2015). Mas ela começou a se interessar pela música bem antes: Compôs a primeira música aos 5 anos de idade e, aos 8, começou a ter aulas de piano, canto, dança e teatro. Aos 11 anos, Bella Schneider se apresentou como solista de um coral no Recife e ganhou bolsas de estudo no Brasil e Europa.
 
O primeiro EP foi lançado seis anos depois (aos 17 anos) e, antes de apresentar ao público o álbum "ELA", a cantora e compositora pernambucana já havia feito shows e participado de vários projetos musicais com artistas brasileiros e de outros países.
 

OUÇA ALGUMAS MÚSICAS NA VOZ DE BELLA SCHNEIDER  

 
 
 

Bella Schneider canta One na Audição do The Voice Brasil (4ª Temporada)

 

Bella Schneider canta Lança Perfume, com Alexandre Pires, na final do The Voice Brasil (4ª temporada)

 

TAKE ME – Bella Schneider ft. Romero Ferro

 

ELA – Bella Schneider

 
 
 
Aproveitem e compartilhem!