Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Em tempos de pandemia, revista Humboldt reflete sobre distanciamento e proximidade


Autoras e autores da Alemanha e países da América do Sul participam do especial feito pela revista do Goethe-Institut

De quanta proximidade precisamos? Esta pergunta norteia a atual edição da Revista Humboldt, publicação que pode ser acessada gratuitamente nos sites do Instituto Goethe da América do Sul. Em tempos de pandemia da Covid-19, no qual o isolamento social é uma das medidas fundamentais de proteção, autoras e autores dos países sul americanos e da Alemanha atenderam ao convite da equipe da revista e compartilharam suas reflexões sobre distanciamento e proximidade física, digital, cultural e emocional.
 
"A pandemia chamou sobretudo atenção para a proximidade física. Quão intensa é nossa necessidade de proximidade com outras pessoas? De que forma o contato direto olho no olho se distingue da comunicação em uma videoconferência? A pandemia leva a uma reavaliação de ambos os conceitos – a proximidade se torna, de súbito, um risco para a saúde, enquanto a distância salva vidas. Não se pode, contudo, pensar em ambos esses conceitos sem pensar na ideia de privilégio", afirma-se no editorial da Revista Humboldt.
 
As desigualdades sociais no contexto da pandemia são o tema do texto da jornalista alemã Julia Kopatzki e da jornalista e artista visual brasileira Anna Azevedo. Já a poeta e pesquisadora mapuche Maribel Mora Curriao escreve sobre a situação das populações indígenas em alguns países da América do Sul.
 
A revista traz outros conteúdos, como uma entrevista da artista visual Powerpaola, colombiana radicada na Argentina, ilustrações da quadrinista alemã Tine Fetz e obras do fotógrafo e ilustrador argentino Nestor Barbitta.
 
 
A ilustradora e quadrinista alemã Tine Fetz fez uma série especialmente para a Revista Humboldt inspirada em comportamentos das pessoas durante a pandemia de Covid-19
 

Revista Humboldt

 
Edições anteriores da Revista Humboldt também podem ser acessadas gratuitamente pelo site do Goethe Institut. O conteúdo, sobre arte, cultura e questões sociais, tem relação com os temas e projetos que estão sendo trabalhados pelas bases do Instituto Goethe em países da América do Sul.