Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

Aproximações Transatlânticas: CCBA reúne agentes culturais de Moçambique, Brasil e Alemanha


Encontro virtual contou com profissionais que atuam em Maputo, Recife e Dresden para discutir a possibilidade de realizar projetos de intercâmbio e cooperação

 
 
 
O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) realizou nesta sexta-feira (18/12) uma reunião com agentes culturais de Moçambique, do Brasil e da Alemanha como parte do processo Aproximações Transatlânticas. O encontro virtual foi uma primeira conversa sobre possibilidades de projetos de intercâmbio cooperação a partir de 2021.
 
“Queremos iniciar um processo de conhecimento recíproco das realidades em Maputo e Pernambuco e conversar com artistas e produtores culturais para identificar temas atuais que movimentam as sociedades e os/as artistas”, o diretor do CCBA, Christoph Ostendorf.
A reunião foi organizada por ele com o apoio da artista Karen Packebusch, que nasceu em Dresden (e já fez residência artística no Recife com apoio do CCBA).  
 
Direto de Moçambique, participaram do encontro o presidente do Núcleo de Arte, André Macie; o artista plástico e professor Felix Albino Mula, que é diretor adjunto das artes para a pesquisa Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC); a Coordenadora de Línguas das escolas PASCH em Maputo e produtora cultural Lucy E. Knollmeyer; e o artista plástico e professor do ISArC Luís João Sozinho.
 
De Pernambuco, participaram o pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) Moacir dos Anjos, a arte-educadora, dançarina e fotógrafa Marina Mahmood e a jornalista e pesquisadora Eugênia Bezerra. 
 
“Esperamos que o desenvolvimento de um processo de trocas triangulares entre Recife, Alemanha e Maputo possa ampliar a cooperação entre a Fundaj e o CCBA, que já existe há cerca de trinta anos”, comenta Christoph Ostendorf sobre o acordo de cooperação entre as duas instituições.