Bolsa para estudantes de arquitetura e Planejamento Urbano na Alemanha | CCBA

Notícias :: Intercâmbio

Home > Notícias > Intercâmbio

Bolsa para estudantes de arquitetura e Planejamento Urbano na Alemanha


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) na área de Arquitetura e Planejamento Urbano. Podem se candidatar à bolsa estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado.

 
Os selecionados receberão bolsa mensal de 861 euros, passagem aérea e seguro-saúde.
 
Interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e se candidatar ao(s) curso(s) desejado(s) diretamente junto à instituição para o semestre 2021/22. Paralelamente, deve ser feita a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. O prazo de inscrição é 30 de setembro.
 
Excepcionalmente nesta chamada, devido à pandemia de Covid-19, será possível se candidatar sem apresentar uma carta de recomendação.
 
Estudantes que já estejam matriculados no primeiro ano de um curso de mestrado na Alemanha podem se candidatar à bolsa para o segundo ano do curso. Caso contemplados, no entanto, não será permitido solicitar uma prorrogação da bolsa.
 
O nível de conhecimento de alemão ou inglês exigido dos candidatos é definido pelo(a) professor(a) orientador(a) ou por normas da universidade.
 
Informamos que o CCBA oferece neste segundo semestre de 2020 uma grade completa de cursos de alemão online (níveis A1 a C1 com cursos preparatórios para Certificados) e realiza também as provas oficiais de Alemão que são exigidos para obtenção de vistos e bolsas. Confira a programação de cursos e o calendário de provas para Certificados oficiais.
 
O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo.
 
O DAAD é parceiro institucional do CCBA.