Notícias :: Cultura

Home > Notícias > Cultura

CCBA convida para o concerto Et exultavit spiritus meus


As apresentações serão nos dias 15 e 17 de dezembro, às 19h30, na Igreja de nossa Senhora da Soledade e no Mosteiro de São Bento. A entrada é franca.

Com apoio do CCBA e sob regência de Gilson Celerino, nosso professor e ex-bolsista do KAAD, o Ensemble Vocal Cantamus, em parceria com o grupo Metaphora, apresenta duas récitas do concerto "Et exultavit spiritus meus". As apresentações serão nos dias 15 e 17 de dezembro, às 19h30, na Igreja de nossa Senhora da Soledade, centro do Recife, e no Mosteiro de São Bento, em Olinda, respectivamente. A entrada é franca. 

Dá nome ao concerto um trecho retirado de uma das obras que serão apresentadas, o Magnificat, composição de Georg Phlipp Telemann sobre o texto bíblico latino do novo testamento conhecido como Cântico de Maria. A obra, muito rica em formas musicais e originalmente composta para coro, solistas, orquestra (metais, cordas e tímpanos) e contínuo, será executada em versão adaptada para coro, solistas, conjunto de flautas doces, tímpanos e contínuo.

Ensemble Vocal Cantamus na Igreja de nossa Senhora da Soledade. Foto: Divulgação/Facebook

Completam o programa do concerto três cantatas do compositor teuto-dinamarquês Dieterich Buxtehude:

- "Nimm von uns, Herr, du treuer Gott",
- "Jesu, meines Lebens Leben",
- "Der Herr ist mit mir.

Os concertos terão a participação especial do grupo Metaphora, dirigido pelo Professor Sérgio Dias. Criado em 2018, o conjunto tem por objetivo a recriação da música dos períodos medieval, renascentista e barroco, com instrumentos e interpretação conformes.

Serviço

 

Concerto "Et exultavit spiritus meus"

Ensemble Vocal Cantamus & grupo Metaphora

Regência: Sérgio Dias e Gilson Celerino

Dias: 15 e 17 de dezembro 2019
Hora: às 19h30
Local: -  Dia 15/12 - Igreja de nossa Senhora da Soledade (centro do Recife)
            -  Dia 17/12 - Mosteiro de São Bento, em Olinda

A entrada é franca.