Festivais de cinema são tema do Kulturforum de outubro, com debate sobre formatos e financiamento | CCBA

Notícias :: Cultura - Kulturforum

Home > Notícias > Cultura - Kulturforum

Festivais de cinema são tema do Kulturforum de outubro, com debate sobre formatos e financiamento


Diretor do CCBA, Christoph Ostendorf formaliza apoio financeiro ao festival Janela Internacional de Cinema do Recife na segunda-feira (21/10)

 
Foto: Victor Jucá/Divulgação
 
O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) reúne as produtoras Dora Amorim, do Janela Internacional de Cinema do Recife, e Thaís Vidal (ex-aluna do CCBA), do MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, para o Kulturforum deste mês de outubro. Elas vão compartilhar suas experiências e trocar informações de acordo com a temática escolhida para esta edição do encontro: Festivais de Cinema, formatos e financiamento. O evento é aberto ao público e ocorre na segunda-feira (21/10), às 19h. Na ocasião, será formalizado o apoio do CCBA ao Janela 2019 pelo diretor do espaço, Christoph Ostendorf.
 
Os festivais Janela e MOV estão entre os projetos que contaram com a colaboração do CCBA nos últimos anos, seja com verba para viabilizar a exibição de filmes ou com a disponibilização de salas do centro cultural para as atividades de formação. 
 
O CCBA também tem uma parceria com a Revista Continente para a cobertura do Festival Internacional de Berlim. A jornalista Luciana Veras, por sinal, já integrou a mesa de outra edição do Kulturforum com um relato das experiências dela no evento.
 
 

FINANCIAMENTO COLETIVO

 

A realização de cortes no orçamento do governo federal para a Cultura atingiu projetos realizados nos diferentes estados brasileiros. No Recife, o Janela recorreu a uma campanha de financiamento coletivo com o intuito de viabilizar a próxima edição. 
 
“Desde 1 de janeiro, a Petrobras, nossa justa parceira há cinco anos, não apoia mais nenhum festival ou projeto de audiovisual no país, nem tampouco o BNDES. O edital do Funcultura, do Governo de Pernambuco, nosso apoiador contínuo desde a primeira edição, teve seu lançamento atrasado por causa de tensões na Ancine – Agência Nacional de Cinema. 2019, portanto, será a primeira vez que não poderemos contar com o edital pernambucano”, afirma a equipe do evento em texto publicado na plataforma Benfeitoria.
 
A estratégia do financiamento coletivo será um dos tópicos abordados durante a conversa no Kulturforum. Com esta série de debates realizados periodicamente, o CCBA pretende contribuir para o desenvolvimento do setor cultural em Pernambuco ao proporcionar encontros entre artistas, produtores, gestores, curadores e o público.
 

KULTURFORUM 10/2019

FESTIVAIS DE CINEMA FORMATOS E FINANCIAMENTO 

 
Com as produtoras Dora Amorim  (Janela Internacional de Cinema do Recife) e Thaís Vidal (MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco) e Christoph Ostendorf (diretor do CCBA)
 
Segunda-feira (21/10), às 19h, no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA)
 
Entrada gratuita