Cinco dicas para quem está aprendendo um novo idioma | CCBA

Notícias :: Línguas

Home > Notícias > Línguas

Cinco dicas para quem está aprendendo um novo idioma


Além de prestar atenção na aula e fazer exercícios, estas práticas podem ajudar nos estudos

Passadas as férias, algumas pessoas já iniciam um balanço dos planos que fizeram para o ano e pensam no que ainda é possível organizar durante o segundo semestre. Para os que planejaram aprender um novo idioma, ainda dá tempo de avançar neste sentido.
 
O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) está com matrículas abertas para as turmas que terão aulas a partir de outubro. Além disso, o CCBA abriu seleção para bolsistas do CNPq e Capes interessados em conseguir 50% de desconto no curso de alemão para iniciantes (A1.1), que tem início no mesmo mês.
 
 

DICAS PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA

 

Pensando nos novos e antigos alunos, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar no aprendizado de um novo idioma.
 
 
1.  Estudar um pouco a cada dia pode funcionar melhor do que tentar aprender todo o assunto do capítulo de uma vez só, lendo sobre a mesma coisa por várias horas seguidas. Dedicar-se aos exercícios do seu Arbeitsbuch em um dia da semana e revisar o vocabulário em outro é uma opção para se manter atualizado.
 
2. Gosta de ler sobre um assunto específico ou tem um hobby? Você pode aproveitar isso para contextualizar o que aprendeu em sala de aula, fica mais leve do que simplesmente decorar regras gramaticais. Já sugerimos fazer uma torta típica da Turíngia enquanto aprende sobre Das Passiv.
 
3. Ouvir nativos falando é importante para treinar a pronúncia, se acostumar com diferentes sotaques e conhecer expressões cotidianas. O CCBA tem alguns filmes disponíveis para empréstimo gratuito na biblioteca e no site da DW há muitos podcasts e vídeos pensados para estrangeiros que estão aprendendo alemão. Além disso, há diversas músicas, filmes, séries e vídeos espalhados por diversos serviços de streaming. 
 
4. Praticar a leitura em voz alta ajuda na memorização e na pronúncia. A biblioteca do CCBA oferece livros e publicações em alemão, desde as leituras mais fáceis até volumes sobre assuntos mais específicos. No site da DW há textos sobre temas diversos (alguns deles compartilhamos aqui no site) e os aplicativos podem ser um recurso útil para aproveitar aquele tempo em que ficamos parados em alguma fila ou nos deslocamentos pela cidade.
 
5. Erros fazem parte do processo de aprendizagem e cada aluno tem um ritmo diferente. Trocar experiências com os colegas tendo consciência disso pode deixar tudo mais tranquilo.